foi adicionado ao seu carrinho.

Como deixar de procrastinar tarefas difíceis mudando a forma de pensar

Por 12 de novembro de 2020Organizando tudo!

A minha intenção com este post aqui não é te ensinar uma técnica milagrosa que vai transformar a tarefa difícil em tarefa fácil. Se você souber de alguma, por favor me ensine!! rs

Mas existe uma forma de pensar que tem me ajudado muito e funciona como um empurrãozinho, quando sinto que estou enrolando pra fazer aquelas atividades mais desafiadoras, que me tira da zona de conforto.

Como deixar de procrastinar tarefas difíceis mudando a forma de pensar

Como o nosso corpo nos influencia a procrastinar?

O nosso corpo e mente sempre vão querer o melhor pra nós, e por isso, é natural do ser humano procrastinar. Se o seu corpo te perguntasse, o que vai te deixar mais feliz e confortável: passar 2 horas assistindo uma série que você adora, fazendo atividades físicas ou estudando algo que você queira ou precisa aprender como um novo idioma, uma matéria da faculdade, como gerenciar suas finanças, etc?

Eu imagino que a maior parte das pessoas responderia assistir à serie, pois é a escolha mais fácil. E é aqui que vem o pulo do gato. Ao fazermos uma escolha, tentemos a decidir entre uma ou outra coisa baseando-nos apenas em como ela nos fará sentir logo a seguir.

No caso da série: nós iremos nos entreter, descansar o corpo e a mente e ficaremos relaxados (ou nem tanto, dependendo da série).

Na opção do exercício, teremos que nos esforçar para levantar peso ou suar muito no treino de cardio, nos sentiremos cansados, podemos nos frustrar por não aumentar o peso ou por não conseguir concluir alguma série de exercícios.

A opção do estudo exigirá a nossa concentração, esforço e pode gerar frustração pois alguns temas podem ser mais difíceis de serem absorvidos no começo.

Como mudar a minha forma de pensar?

Então o que posso fazer para ajudar meu corpo a escolher a melhor opção?

A resposta é: não pense em como você irá se sentir logo a seguir, pois essa comparação é injusta. Pense em como você irá se sentir ao finalizar aquela tarefa!

No caso da série, você poderá se sentir relaxado, satisfeito por ver como termina o desfecho do episódio da série.

Ao fazer o exercício, o seu corpo irá liberar endorfina, proporcionando prazer e bem-estar. Além disso, você pode se sentir orgulhosa por fazer essa atividade saudável.

No caso do estudo, você poderá se sentir orgulhoso por ter focado mais 1h estudando a matéria da faculdade, aprendido algo novo que te ajude a lidar melhor com as finanças, aumentado o vocabulário de uma nova língua, etc.

Eu sei que nem sempre finalizar a tarefa difícil irá te fazer se sentir bem logo após finalizá-la. Para algumas tarefas, como aprender uma nova língua, por exemplo, a sensação de evolução virá no longo prazo, quando conseguimos ler algo ou ouvir alguém conversando nesta nova língua. Nesses casos, pense como se você tivesse 1 degrau mais de aprender essa nova língua. Como isso te faz sentir?

Espero muito que essa dica tenha te ajudado! Me conta aqui nos comentários como você se sentiria ao realizar aquela tarefa importante que você está procrastinando?

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta