foi adicionado ao seu carrinho.

Home office: 6 Dicas de autocuidado para quem trabalha em casa

Por 11 de março de 2021Organizando tudo!

Independente do lugar que você esteja trabalhando, é imprescindível estarmos bem em todos os sentidos para termos energia e motivação pra corrermos atrás dos objetivos que estabelecemos para nós mesmos. E é exatamente para isso que serve a rotina do  autocuidado: observar e fazer as coisas que deixam o seu coração quentinho, que te acolhem, carregam suas energias, tanto física quanto psicologicamente.

E se você tem o privilégio de trabalhar em casa, pode aproveitar o benefício da flexibilidade para criar incluir o autocuidado em sua rotina de diversas formas, confira a lista!

Home office: 6 Dicas de autocuidado para quem trabalha em casa

1. Inclua na sua rotina atividades que te façam bem

Se você precisa ficar acordado até tarde ao longo de vários dias na semana para finalizar a entrega de um trabalho, ou acha que não consegue incluir mais atividades na sua rotina, porque ela já está muito extensa, essa dica é pra você! Tem uma frase que eu gosto muito do Sidney J. Harris que diz assim: A hora de relaxar é quando você não tem tempo pra isso.

Por isso, reserve um tempo em sua agenda para se dedicar à você. Seja para fazer uma aula de ioga, jogar conversa fora com um colega, ler um livro ou até mesmo assistir sua série favorita na Netflix. O mais importante aqui é fazer isso sem se sentir culpado.

+ Veja também: Hábitos De Autocuidado: Como Criar Um Plano Para Sua Rotina

2. Planeje o seu dia

Às vezes nos esquecemos que o dia tem apenas 24h e criamos uma lista com zilhões atividades que gostaríamos de concluir no dia. Mas será que essa lista está coerente com o tempo que você tem disponível? Ao invés disso, crie duas listas:

  • uma lista com as atividades imprescindíveis que você precisa concluir naquele dia como: um pedido que está no prazo limite ou perto dele, responder clientes, pagar contas, etc.
  • outra com coisas menos prioritárias para fazer na semana ou no mês. E caso conseguir finalizar as tarefas mais urgentes do dia e ainda estiver no seu horário de trabalho, pode adiantar uma atividade dessa segunda lista.

3. Crie um playlist para trabalhar

Algumas pessoas trabalham melhor no silêncio, mas se você gosta de ouvir músicas enquanto trabalha, vale criar diversas playlists com moods diferentes para te ajudar a dar uma relaxada ou descontrair um pouco durante o trabalho. Uma das coisa que eu amo ouvir enquanto trabalho, e que me ajudam muito quando preciso de mais foco e concentração, são as músicas no estilo jazz do canal Cafe Music BGM channel no Youtube.

4. Comemore suas realizações

Celebre todas as suas conquistas. Nossas grandes metas não vão acontecer da noite para o dia, ou talvez até mesmo no próximo ano. Temos a mania de focar no objetivo final em vez dos pequenos e significativos progressos. E é por isso que é importante reconhecer e celebrar as pequenas vitórias. Comemore quando fizer um trabalho ou tarefa pequena, mas que tenha te deixado orgulhosa, quando riscar aquela tarefa pequena, mais difícil do seu dia ou até quando conseguir dizer “não” para algo que não fazia sentido para você. Celebre tudo isso!

5. Cuide do seu espaço de trabalho

Seu espaço de trabalho é geralmente o local onde você vai passar a maior parte do seu dia. Por isso, pense com cuidado sobre a disposição e organização desse espaço de forma que ele gere mais satisfação e motivação pra você. Os móveis são ergonômicos e favorecem um bom fluxo de trabalho? O ambiente tem boa iluminação e ventilação suficientes? Pequenas melhorias, como uma pintura nova, organização do espaço ou algumas plantas, costumam exercer um impacto positivo na produtividade.

6 – Respeite sua forma de recarregar

Alguns de nós ficam energizados em um bate-papo com amigos e familiares, enquanto outros precisam de algum tempo sozinhos para relaxar. Não importa qual seja das opções seja melhor para você. O importante é reconhecer qual delas se encaixa melhor no seu perfil na hora de planejar o deu dia de descanso.

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta