Skip to main content
search
0

Como começar um bullet journal – Guia com exemplos!

By 11 de outubro de 2016Organizando tudo!

A gente fala bastante sobre bullet journals por aqui. Aqui a Liana já falou sobre como começar o seuaqui tem 32 ideias de tópicos para criar o seu e aqui tem um pap de como desenhar no seu bullet journal. E se você já buscou por bullet journal no Pinterest com certeza você já viu milhares de ideias maravilhosas por lá.

Provavelmente você já está convencida de que o bullet journal é para você, mas quando começa a criar o seu sente vontade de sair correndo. A verdade é uma só: os bullets podem ser lindos, mas começar um, e fazer com que eles realmente sirvam ao seu propósito de organizar e deixar os dias mais fáceis pode não ser uma tarefa tão simples.

Então, para te ajudar a começar o seu bullet e ainda te inspirar a como faze-lo ficar lindo e decorado, vamos ao guia com várias imagens para você se inspirar!

Como começar um bullet journal – definindo um sistema de organização

Provavelmente você já usa algum sistema de organização. Então o que você precisa fazer é adaptar esse sistema pro seu bullet journal e acrescentar coisas legais nele.

Se você tem uma agenda normal onde você coloca os compromissos do dia e anota sua lista de tarefas, sugiro que você inicialmente transfira isso para o seu bullet journal e organize-se dessa mesma forma.

Não adianta ficar tentando criar um modo de organização novo. Se não, você vai acabar gastando um tempão para se organizar e vai passar mais tempo planejando do que realmente fazendo.

Então, o primeiro passo é pegar o seu sistema de organização atual e pensar como você pode usar um caderno e transforar isso em um bullet journal.

 

O inicio do bullet journal – itens essenciais

Normalmente existem alguns itens que são essenciais em um bullet journal. Isso por que como o bullet é todo feito em um caderno comum, se você não tomar alguns cuidados, vai acabar ficando perdida.

O index

Então, utilize um index (ou índice) para localizar as informações dentro do caderno! Mas saiba que o intuito do bullet é ir sendo preenchido aos poucos, para não ficar cheio de folhas em branco. Então não saia criando um índice gigante. Simplesmente escreva: índice. E vá preenchendo conforme você for criando folhas novas.

Sugiro que você deixe 2 folhas para o seu índice!

1

Fonte: Instagram heatherhaft

Fonte: Tumblr Vestiblr 

Fonte: Tumblr Bullet Journal Junkie 

bullet-journal3

Fonte: Instagram boho.berry

 

bullet-journal4

Fonte: Tumblr The Organized Brain

Legenda

A legenda é útil para você saber o que é uma tarefa a ser feita, o que é uma anotação que você fez sobre algo que você não quer esquecer ou o que é simplesmente um pensamento. A melhor coisa é manter simples. Nada de criar 55 símbolos diferentes. Comece com o símbolo das tarefas e das anotações por exemplo. Em seguida vá aumentando conforme você sentir necessidade. Se o sistema de organização for muito difícil de ser seguido provavelmente você vai desistir dele.

bullet-journal-legenda1

Fonte: Buzzfeed

bullet-journal-legenda2

Fonte: Tumblr Notebook Boner

bullet-journal-legenda3

Fonte: Tumblr Little Studio Flower

Na minha opinião, isso já é mais do que suficiente para você começar o seu bullet journal.  Daí pra frente basta você ir adequando a sua forma de organização! O Essencial é realmente ter um index e a legenda (ou key caso você vá procurar inspiração em sites gringos).

O resto é você que manda!

Aqui você pode ver 32 itens criativos para você acrescentar no seu bullet journal e deixa-lo com a sua cara. Mas lembre-se, apesar de ser algo que deve ser prazeroso para você fazer a finalidade do bullet journal é te ajudar na sua organização. Então procure manter as coisas simples!

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Author Alana Dizioli

More posts by Alana Dizioli

Join the discussion 2 Comments

Leave a Reply

Close Menu