Olá, tudo bem? O nosso post sobre Caligrafia e como melhorar a letra tiveram bastante acesso e muita gente gostou dele. Então resolvemos fazer a parte 2 comentando um pouco mais sobre alguns materiais para lettering e caligrafia.
Se você se interessou pelo assunto e está em busca de mais referências para começar os seus primeiros trabalhos em caligrafia e lettering, pode dar uma olhadinha nesse nosso post aqui com alguns trabalhos bem legais para você se inspirar.
Materiais para lettering e caligrafia
E aqui você pode incluir o handwritting também.
O papel!
Obviamente você vai precisar de papel. E se você estiver somente querendo se divertir com o lettering, qualquer papel serve.
Mas se você pretende fazer algo mais profissional, pode começar com papeis mais especiais. Blocos de papel para desenho são uma boa pedida. Prefira os com gramatura acima de 140g.
Mas, se você quiser usar o lettering para decorar o planner, pode treinar em papel sulfite convencional ou qualquer folha de rascunho. E aí depois de praticar bastante, testar vários modelos de escrita, pode passar para o planner.
O papel precisa ser grosso o suficiente para aguentar o seu desenho. Então dependendo do que você escolher para desenhar, vai precisar escolher bem o seu papel.
Caso a tinta da caneta que você estiver usando passe para o outro lado da página, uma dica é fazer colagens, por exemplo. Faça a arte que deseja em um papel mais grosso, recorte a volta e cole no seu planner, ou onde quiser. Essa é uma ótima dica para quem ainda não quer arriscar escrever direto no papel. Utilize papéis coloridos, como folhas de papel kraft, tags ou blocos auto adesivos.
As Canetas para lettering e caligrafia
Hoje existem muitas canetas legais para quem quer se aventurar no mundo do lettering e da caligrafia. Mas normalmente começamos com uma caneta ponta pincel e com uma caneta ponta fina.
A caneta ponta pincel vai exigir de você um pouco de prática para que suas letras fiquem bonitas. Mas uma vez que você conseguir chegar lá, os resultados são muito legais.
A principal dica para quem quer começar com a caneta ponta pincel é: quando você for escrever e o traço descer, ele deve ser grosso. Já quando o traço subir, deve ser fino. Isso ajuda bastante a deixar suas letras mais simétricas e com aquele visual legal que vemos por aí.
A caneta de ponta fina é bem útil para adicionar alguns detalhes e letras de forma também. Além disso, se você quiser fazer o mesmo efeito da ponta pincel com a caneta ponta fina, é possível sim, só vai dar um pouquinho mais de trabalho.
Veja as canetas disponíveis na A.Craft
Os Pincéis
Já se você é do time que adora um pincel, saiba que dá sim para treinar seu lettering e sua caligrafia com um pincel.
Usar um pincel redondo e macio vai te ajudar nessa missão.
E se você estiver pensando em fazer seu lettering com pincel, cogite também a opção de usar um pincel com reservatório.
Ele é bem legal porque a tinta vai fluindo pelo pincel através do reservatório. O único problema é que não dá para usar com uma tinta mais densa. Então fica restrito à aquarela e nanquin.
As tintas
Se você vai se arriscar com o pincel, você também vai precisar de tinta. As melhores opções, como já dissemos, são a aquarela e o nanquim, mas se você quiser fazer uma aquarela caseira, é bem simples:
Basta comprar aqueles corantes alimentícios e misturar com água e usar essa misturinha como tinta.
Eu já ouvi dizer por ai que a durabilidade não é tão boa quanto de uma aquarela, mas acho que funciona legal para deixar o planner mais colorido, até porque as tintas dos corantes ficam bem mais vibrantes do que as aquarelas de pastilha ou de tubo.
Já se você quiser realmente investir nisso, você pode optar por aquarelas líquidas, tipo Ecoline ou Aqualine.
A pigmentação delas também é bem diferente da que vemos nas aquarelas comuns, o que pode trazer um efeito bem legal para as suas composições.
Veja também:
- Lettering: Achados para você se inspirar e criar os seus
- Planner semanal: ferramenta para personalizar o seu grátis
Inovando
Mas, além de tudo isso, é claro que você pode usar tudo o que a sua imaginação mandar. De canetinhas a caneta gel, passando pelas canetas tinteiro.
Citamos aqui os materiais que mais vemos o pessoal usando por aí, mas na verdade o que importa é você se divertir e liberar a criatividade!
Você utiliza algum material diferente nas suas criações ou já viu alguém usando algo diferente? Comente e compartilhe conosco!
Para treinar lettering
Que tal treinarmos um pouquinho? Já disponibilizamos alguns exercícios para você aprender o básico e algumas letras minúsculas neste post aqui. Agora que você já está craque, que tal treinar as letras maiúsculas?
Baixe o printable grátis - treinamento 3
Esperamos muito que você tenha gostado das dicas! Quer ver mais conteúdos sobre caligrafia e lettering aqui no blog? Deixe aqui nos comentários! 😉
Imagens do post: @eugeniaclara
Clico no link pra baixar mas me leva pra pesquisa das canetas! :C
Olá Victoria!
Obrigada por nos avisar!
Já alteramos o link para o freebie! 😉
Abraços
Liana
Amei o post! Muito bem escrito, objetivo e bom de ler!
Muito bom o post.. Amei muito, parabéns!!
achei maravilhoso, tenho muita vontade de aprender lettering e com esse post vai me ajudar muito a começar! muito obrigada 🙂
Ah…. eu tive interesse por lettering desde a primeira vez que vi, mas não sabia nem como pesquisar… amei o post!
Muito bem elaborado e objetivo.
Já imprimi as lições e comprei as canetas! Agora só quero começar! Obrigada, beijo
Adorei seu post! Fiquei muito curiosa com o assunto quando vi esse tipo de caneta numa papelaria e estou me arriscando com algumas palavras em meu caderno de planejamento.