Adoro escrever no meu bloco sem pauta testando alguma técnica de caligrafia e lettering, é quase uma terapia para mim. Já tentei fazer lettering com caneta pincel, aquarela, guache e até me aventurei no mundo da caligrafia tradicional com tinta e bico de pena.
Para quem não conhece, a caligrafia tradicional tem toda uma técnica envolvida, desde a aplicação da tinta, material e papel adequado até pressão do traço, posicionamento do bico de pena, inclinação, altura e espaçamento da letra, tudo isso para conseguir uma escrita bonita e padronizada.
Caligrafia falsa: técnica fácil e rápida para aplicar no seu bullet journal
Imagem: Susan Brand Design
Eu acho essa técnica linda, mas é um pouco complexa e leva um tempo para aprender e como era apenas um hobby, comecei a procurar por algo que conseguisse o mesmo efeito, só o que mais fácil e que tivesse um pouco mais de liberdade para criar.
Foi aí que eu achei a caligrafia falsa. Em inglês você irá encontrar por Faux Calligraphy ou Fake Calligraphy.
Essa é uma técnica que imita o efeito da caligrafia, mas de um jeito bem simples, rápido para fazer e usando apenas uma caneta simples com a ponta redonda.
Dá uma olhada na caligrafia desses bullets journals abaixo. Linda, não é mesmo? Dá para fazer com esta técnica.
Imagens: ambitiions (esquerda) / sadgirlstudying.thumlr (direita)
Vou te mostrar como é fácil fazer a caligrafia falsa em apenas 4 passos:
1. O material
Você precisará de apenas 3 materiais: uma folha ou caderno, um lápis para rascunho e caneta para finalizar.
Se preferir, use uma folha com grid para ajudar no alinhamento ao escrever, como dos blocos quadriculado e pontilhado.
Uma caneta que acho muito boa são as canetas nanquim, que você encontra aqui. Elas têm uma ótima precisão, muito boa para acabamento. Mas você conseguirá fazer com uma caneta esferográfica tambem.
2. Escrevendo a palavra
Escolha 1 palavra e escreva com a sua caligrafia, pode ser a lápis, se estiver com receio de errar e depois é só passar a caneta por cima.
Caso a sua letra seja muito estreita, tente deixar ela um pouco mais espaçada e larga ficar mais fácil de fazer o próximo passo.
3. Simulando o traço da caligrafia
Uma das regras da caligrafia com bico de pena é trabalhar a espessura das letras usando a pressão da própria mão. Quando escrevemos a letra e fazemos o traçado para cima, a sua mão fica mais leve e a espessura da letra fica fina. Quando fazemos o traçado para baixo, a sua mão fica mais pesada e a espessura mais grossa.
Como estamos usando uma caneta comum, não conseguiremos este efeito usando a pressão ao escrever. Teremos que simular esta variação de espessura, como se desenhássemos a parte da espessura grossa. E para fazer isso, é só adicionar um contorno em todas as partes das letras que possuem o movimento para baixo ao escrever.
Na imagem 1, as setas mostram as partes das letras onde fazemos o movimento para baixo ao escrever.
E na imagem 2, é o contorno aplicado.
4. Finalização e preenchimento do contorno
Agora, basta pintar todo o espaço criado pelo contorno como na imagem abaixo.
E está pronta sua palavra com o efeito da caligrafia!
Caso você esteja com um pouco de dificuldade para saber a parte da letra que tem a espessura mais grossa, deixamos um freebie com o alfabeto minúsculo para te dar uma ajudinha.
baixar alfabeto para Faux Calligraphy
E aí, o que achou desta técnica? Vai tentar?
Se você gosta das canetas com a ponta em formato de pincel, neste outro post, usamos estas canetas para conseguir esse mesmo efeito de variação de espessura na palavra. Lá, também liberamos alguns freebies para você treinar.
Espero que goste das dicas e se apaixonem cada vez mais por este mundo da caligrafia e lettering como eu!
Deixem suas dúvidas e opiniões aí embaixo nos comentários sobre a caligrafia falsa, adorarei saber o que acharam.
Beijos e bom divertimento.
Adorei o falsa caligrafia! Obrigada
Isnaia
Nossa! Amei. Vou começar meu bullet journal e estava procurando por uma forma fácil de fazer o lettering.
Obrigada por ensinar. <3
Um beijo