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7 dicas para criar novos hábitos de forma leve com disciplina (+freebie pra baixar)

Por 30 de março de 2020Organizando tudo!

Ter uma rotina produtiva e saudável exige disciplina. E em tempos de quarentena, onde muitos tiveram que mudar completamente a rotina para trabalhar ou estudar de casa, isso se tornou um grande desafio!

Ao invés de se deparar com a lista enorme de tarefas que você pretende fazer para organizar a casa, dos cursos online que quer assistir, livros para ler, escolha uma ou duas que ache mais importante e foque nelas. Isso te ajudará a conter a ansiedade de querer fazer tudo ao mesmo tempo e além disso, manterá sua mente e corpo ocupados com coisas que te farão bem.

7 dicas para criar novos hábitos de forma leve com disciplina

E para te ajudar com essa tarefa, nós criamos um freebie gratuito para você baixar e colocar em prática as dicas acima. Além disso, se a sua ideia é transformar a atividade em um hábito, compartilhei 7 dicas para criar e novos hábitos de forma leve com disciplina.

Baixar printable grátis

1.  Certifique-se que você tem tudo que precisa

Se você quer praticar 15 minutos de exercícios físicos em casa e não tem um espaço reservado para isso na sua casa, ou se pretende comer comidas mais saudáveis e não tem os ingredientes que precisa, criar um novo hábito pode ser um pouco frustrante. Antes de se comprometer a um novo hábito, veja se tem tudo que precisa para que no futuro não tenha “desculpinhas” para não seguir em frente com o que havia planejado.

2. Criar um hábito não precisa ser algo pesado ou difícil

Um novo hábito não precisa ser necessariamente algo chato ou difícil de ser feito. Por exemplo, se você quer adquirir o hábito de leitura, por exemplo, pesquise em fóruns, blogs e vídeos por reviews de livros do seu gênero literário favorito. Fazer exercícios em casa também pode ser algo divertido. Nesse post compartilhei 5 dicas de canais do Youtube bem legais que ensinam como se exercitar em casa.

Claro que isso não se aplica a todos os hábitos. Alguns serão mais desafiadores sim, e vão exigir mais disciplina. Mas sempre que possível, veja se não é possível tornar aquele hábito mais prazeroso com um pouquinho de criatividade.

3. Recorte e cole na sua geladeira ou lugar bem visível

Quando temos a meta de criar um hábito e ela ainda não está enraizada em nós, é fácil nos esquecermos dela e deixarmos ela pra trás. Para não correr o risco, uma dica é deixar os tracker de hábitos sempre a vista. Eles podem ser colados na sua geladeira, próximo ao seu computador, no seu planner, etc.

4. Se comprometa com alguém na sua casa

Essa dica exige que você saia da sua zona de conforto e se comprometa com alguém a criar um novo hábito. Essa dica é boa principalmente se é um hábito que vai exigir mais disciplina e força de vontade, como por exemplo: estudar 6h ou mais por dia para um concurso ou vestibular, acordar mais cedo, fazer regime, etc.

Ao se expor dessa forma com alguém, você pensará duas vezes em deixar que cumprir com o combinado e terá mais um motivo para manter aquele hábito: não decepcionar a pessoa com a qual você se comprometeu.

5. Faça o hábito junto com alguém

Uma coisa que me ajudou muito a manter o hábito de preparar marmitas saudáveis ao invés de comer fora na semana, foi compartilhar esse hábito com o Luiz, meu namorado. Nós nos comprometemos juntos a criar esse hábito, dividimos as tarefas no preparo das marmitas e fazemos tudo juntos. Esse é mais um exemplo de como transformar um hábito em algo prazeroso. O Luiz adora se aventurar em novas receitas para as marmitas e eu fico com a melhor parte: provar todas elas.

6. Se dê uma recompensa ao cumprir o hábito

Tem hábitos que são um pouco mais difíceis de serem mantidos que outros, mas independente disso, todos merecem reconhecimento. A recompensa será mais um motivo para te ajudar a seguir firme com o hábito. Elas não precisam envolver a compra de alguma coisa, mas elas precisam te despertar desejo e ter um prazo como: 4h para maratonar a sua série favorita ou 2h a mais para acompanhar as redes sociais sem peso na consciência, 2h a mais para se dedicar ao seu hobbie favorito, etc.

7. Conforme você for progredindo, aumente a dificuldade do hábito

Quando você sentir que a atividade que havia proposto já virou um hábito e está fácil de ser praticada, é hora de se desafiar! Você pode criar um novo hábito ou aumentar um pouco a dificuldade do hábito anterior. O mais legal é que conforme isso for acontecendo, você ganhará mais motivação e auto-estima para criar novos hábitos ainda mais desafiadores.

Espero muito que tenha gostado das dicas! Compartilhe aqui nos comentários qual o novo hábito que você pretende colocar em prática!

Até a próxima!

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Autor Liana Uehara

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