Skip to main content
0

Como priorizar tarefas e projetos importantes e dar os primeiros passos ainda hoje

Por 16 de abril de 2021Organizando tudo!

Quais são os projetos que estão guardados na sua gaveta há um tempão, mas todos os anos aparecem na sua lista de metas para o ano? Pode ser fazer um curso online, aprender uma nova língua, criar um projeto na empresa que você trabalha, etc. Se eles estão na sua lista todos os anos, isso é um sinal de isso é importante pra você. Mas porque será que você ainda não conseguiu colocá-los em prática?

Neste post vou compartilhar uma dica muito simples e prática para te ajudar a priorizar tarefas e projetos importantes e te ajudar a dar os primeiros passos ainda hoje!

Como priorizar tarefas e projetos importantes e dar os primeiros passos ainda hoje

Vamos começar dividindo as atividades em duas categorias:

Tarefas rotineiras e mais simples

As tarefas rotineiras são aquelas que precisam ser feitas, mas que não trarão grandes mudanças para a sua vida, seja na área pessoal ou profissional. Elas são apenas as tarefas básicas que precisam ser feitas para que você mantenha as coisas funcionando bem, como:

  • organizar o seu espaço de trabalho ou estudo;
  • fazer as compras de supermercado;
  • pagar as contas;
  • responder e-mails;
  • tarefas domésticas.

Atividades desafiadoras e projetos grandes

É nesta segunda categoria que estão as atividades que te farão crescer como pessoal ou profissionalmente. Geralmente são aquelas atividades que nos tiram da zona de conforto, mas que podem trazer resultados muito promissores no curto, médio ou longo prazo.

Essas atividades, por não serem rotineiras, demandam mais a nossa atenção, foco e criatividade, muitas vezes. Por elas parecerem um “bicho de sete cabeças” muitas vezes, tendemos a deixar essas atividades maiores para depois e enchemos a nossa lista de tarefas com outras coisas mais simples de serem feitas, não necessariamente importantes.

Dica para tirar os projetos do papel

Muitas vezes, o que precisamos é só dar o primeiro passo. Esse geralmente é o passo mais difícil. Por isso, eu tenho uma tática que me ajuda, e muito, quando sinto que estou procrastinando as tarefas e projetos mais importantes que é: dou um micro passo, bem pequeno mesmo.

Comece com um simples rascunho

Por exemplo, quando preciso escrever um email importante para um parceiro e sinto que estou procrastinando essa tarefa, uma coisa que eu faço é me comprometer a escrever um rascunho ou pelo menos o primeiro parágrafo do e-mail. Ao simplificar a tarefa dessa forma, a tarefa perde um pouco o seu peso e me sinto mais motivada a colocar ela logo em prática. É claro que nem sempre essa motivação vai acontecer, pois existem atividades que não são tão simples assim e realmente vão te tirar muito da zona de conforto. Mas mesmo nesses casos os micro passos podem te ajudar a enfrentar as tarefas que virão pela frente.

Ou por exemplo quando preciso escrever um e-mail marketing para vocês, ao invés de escrever ele de uma vez, a escrita flui melhor ao começar por um rascunho bem simples, apenas com o parágrafo inicial ou os tópicos das ideias que pretendo incluir. E pronto! Depois quando vou finalizá-lo, o fato de já ter começado me dá mais energia, pois nesse meio tempo, pude amadurecer algumas ideias, incluir outras novas e criar um conteúdo melhor ao final.

Dê micro passos na direção certa

A ideia principal aqui é transformar o primeiro passo de um projeto grande ou atividade importante em uma micro tarefa, de forma a te ajudar a te dar o tão importante primeiro passo. Muitas vezes, quando vemos a nossa lista de tarefas cheias de atividades, temos a impressão de que estamos sendo produtivos. Mas fazer mais atividades no dia não necessariamente te trarão mais resultados. Focar em menos coisas, mas nas coisas certas, podem lhe trazer muito mais frutos no futuro.

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta

Close Menu