Skip to main content
search
0

Dicas e ideias sobre feltragem

Alguém imaginaria que   e agulha serviriam para criar esculturas? Esse urso encontrado no Etsy na lojinha da Ememem é prova disso.

ememem

 

Esses dias uma amiga me ofereceu lã de feltro, cada novidade vem acompanhada de materiais e investimento,  por este motivo muitas vezes me seguro,  a real é que sempre quis aprender essa técnica e a voz na minha cabeça gritou tão alto que foi mais uma ordem do que uma sugestão.

Eu não sabia absolutamente nada sobre as esculturas fofinhas,  na primeira busca da minha pesquisa encontrei um pouco da história do feltro e a descoberta de suas propriedades, segundo este site, num conto popular Noé observou que os carneiros fizeram um tapete pisoteando lãs com o próprio xixi!! Em outro dito popular, usaram feltro para envolver os pés para que a sandália não os machucassem e no fim, o suor contribuiu para que virassem meias, e assim surgiram as meias!

Em ambos casos a lã foi umedecia, essa técnica hoje é chamada de Wet felting, segundo a artista plástica Tania Stahl,  temos que ter em mente seus 3 princípios: calor (água quente), ensaboamento (sabão neutro, detergente ou shampoo) e movimento (fricção, rolagem e agitação).  Vale a pena visitar o blog dela, tem muitas possibilidades tanto no processo de Wet Felting, quanto no Needle felt, onde utiliza-se o feltro seco e  uma agulha específica que possui ranhuras que funcionam para entrelaçar os fios. 

feltcuriousshop

Felt Curious Shop

As esculturas de bichinhos são minha paixão, mas a feltragem não tem limites:

Grazim

e049a813f374a333d1430d1c18eaa283 0b9ad563fbae7441fe28467b1ae003f4

grazim

 

Pinterest

pinterest

 

 

 

Atelier Für Filz Und Mehr

 

1305895006-750

 

 

Felt Like Smiling

 

fa1c1b02fd8f25c5157868d7aec3bbfc

Para quem se interessou pelo processo, o blog sara textures craft tem uma sequência de imagens do Wet Felting (técnica molhada).

sarastexturecrafts

E no blog Samantha McNesby fotos da técnica seca,  Needle Felt.

DSC06463

 sobre-telma

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Telma Takara

Como minha professora de piano gosta de citar: " A arte me escolheu". Não é algo que se decide, é algo que vem do nosso interior, é uma voz insaciável pedindo por mais que me acompanha desde que me conheço por gente. O resultado disso é uma paulistana de 28 anos, designer gráfica e ilustradora freelancer com sua própria marca de amigurumis. Sou da espécie que ama coisas cute, perfeccionismo é meu sobrenome, recém-casada, com uma casa em reforma e um Peluche (meu gato) para cuidar da minha sanidade.

Mais posts por Telma Takara

Participe da discussão 7 Comentários

  • ro freitas disse:

    Bem diferente
    O bichinho pendurado pelo alfinete perfeito,as flores achei diferente e criativo obrigada por disponibilizar.

  • Marina disse:

    bom dia!!!!! eu estive no bazar O GENTE 9 , neste sábado (28/09), adorei conhece-los pessoalmente ^.^
    Fiquei tão feliz, comprei carimbos e adesivos lindos, mas esqueci dos Washi Tape, vocês vão expor ou vender em algum outro bazar????
    você são de São Paulo capital??

    agradeço desde já a atenção

    att.
    Marina

    • lianauehara disse:

      Olá Marina! Tudo ótimo por aqui!
      Também adoramos conhecê-la mais de pertinho! Muitíssimo obrigada por sua visita!
      Ah! Que bom que você gostou dos nossos carimbos! Somos de São Paulo capital e se tudo der certo, vamos participar da décima edição do bazar Ó gente que vai acontecer no comecinho de Dezembro!

      Um beijo grande!
      Liana

  • Ana disse:

    Oiii. Adorei seu blog,tanto que nem consigo sair daqui…(preciso dormir-ahhhhh haha)
    Muito bom seu blog.
    Beijos

  • Gabriele Soares disse:

    Eu me encante por essa técnica, tem cada escultura mais linda do que a outra, inclusive algumas que são tão perfeitas que parecem reais. coloquei no meu blog uma criação que fiz também usando a técnica de feltragem, ainda estou começando, mas já amo!!!!

    • lianauehara disse:

      Olá Gabriele!

      Esta técnica é realmente viciante, né?
      Na verdade, ao aprender as técnicas básica, você já consegue criar uma infinidade de coisas!
      Muito obrigada pelo carinho!

      Abraços
      Liana

Deixe uma resposta

Close Menu