Skip to main content
0

DIY: Carteira de dobradura sem costura

Já pensou em criar uma carteira de tecido sem precisar costura nadinha? Neste post ensinarei uma forma de criar esta carteira abaixo, utilizando a técnica de dobradura em tecido. Os materiais e o passo a passo estão todos aqui em baixo. Caso surja alguma dúvida, deixe-a nos comentários, Ok? E agora, mãos à obra!

Materiais:

  • 1 tecido rosa no tamanho 27×35 cm
  • 1 tecido laranja no tamanho 18×27 cm
  • 1 tecido marrom no tamanho 6×18 cm
  • 1 fecho de imã
  • 1 botão
  • 2 pedaços de entretela no tamanho 8,5×27 cm e 1 pedaço do tamanho 6×18 cm
Corpo da carteira

  1. Engome o tecido rosa com termolina. Dobre o tecido rosa ao meio no sentido da largura, dobre as duas laterais na marcação do meio e desbobre.
  2. Posicione os dois pedaços de entretela na marcação das duas laterais (o espaço entre as entretelas é proposital para garantir um melhor acabamento da carteira). Passe ferro na entretela, pelo lado do tecido, para que a cola possa aderir ao tecido, em seguida retire a camada de papel.
  3. Sobreponha o tecido laranja em cima da cola da entretela e passe ferro sobre este tecido. Dobre as duas pontas superiores para baixo, usando a marcação da dobra como guia, formando dois triângulos.
  4. Dobre as duas laterais na marcação feita anteriormente.
  5. Vire e sobre 2cm das laterais menores da carteira
  6. Dobre a carteira ao meio, encaixando as pontas, nas dobras em formato de triângulo como mostra a figura acima.
  7. Posicione um dos discos do fecho de imã à 3 cm da lateral da carteira. Com um lápis ou caneta, faça riscos referentes aos dois orifícios horizontais do disco de metal. Com uma tesoura, corte na marcação feita.
  8. Encaixe o fecho de imã maior no corte feito. Encaixe o disco de metal nas “perninhas” do fecho do imã, e dobre-as para fora, de forma que ela fique fixa.

 

Fecho da carteira

  1. Posicione o pedaço menor de entretela e posicione no centro do tecido marrom, passe ferro no lado do tecido e em seguida retire a camada de papel.
  2. Dobre as duas extremidades de tecido marrom para dentro, colando-as à entretela. Passe ferro novamente para fixá-las.
  3. Posicione o outro disco de metal à 2cm da lateral dobrada. Com um lápis ou caneta, faça as marcações referentes aos orifícios do disco e em seguida corte o tecido.
  4. Encaixe a outra peça do fecho de imã nos cortes feitos, em seguida encaixe o disco de metal e por fim, dobre as “perninhas” do fecho para fora, de forma que esta fique fixa.
  5. Passe cola em um dos lados e dobre ao meio. (Não passe nas extremidades, pois ao unir os tecidos, a cola excedente pode vazar e manchar a carteira)
Montagem

  1. Encaixe os dois fechos de imã da carteira
  2. Passe cola na ponta do fecho
  3. Cole esta ponta na abertura mostrada na figura
  4. Passe cola nas bordas da carteira. (Não passe nas extremidades, pois ao unir os tecidos, a cola excedente pode vazar e manchar a carteira)
  5. Enfeite o fecho, costurando ou colando um botão . E pronto!

 

 

 

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão Um Comentário

Deixe uma resposta

Close Menu