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Hábitos de autocuidado: como criar um plano para sua rotina

Por 9 de setembro de 2020Organizando tudo!

O que você faria para ter um período de descanso e autocuidado na sua semana? Já imaginou ter um “respiro” na sua semana pra poder se dedicar aos seus projetos do coração, se cuidar, se dedicar a um hobbie ou qualquer outra coisa que recarregue suas energias? Por mais que isso possa parecer distante da sua realidade, nesse post vou te mostrar porque isso é importante e como é possível incluir mais leveza na sua rotina.

Hábitos de autocuidado: como criar um plano para sua rotina

Porque esse tempo de descanso é importante pra mim?

Quando você reconhece suas necessidades e se trata com carinho e gentileza, inspira seu corpo e cérebro a não desistirem, mesmo nos momentos mais desafiadores. Você passa a acreditar mais em si mesma, aumenta sua autoestima e seu poder pessoal. E isso é essencial para você realizar seus sonhos e metas.

Como começar?

Reserve um tempo para listar todas as coisas que você gostaria de fazer e que te fazem sentir bem. Essa lista é importante porque na correria do dia-a-dia, sem querer, nos esquecemos do quanto as coisas mais simples nos fazem um bem danado. Quanto maior for essa lista, melhor, por isso capriche!

Planeje o seu descanso

Agora escolha uma ou mais de uma atividade que queira incluir na sua semana e seja bem objetiva. Defina quantas horas pretende se dedicar a essa atividade na semana, qual período do dia é ideal para praticá-lo, etc.

Ao definir isso, você está tomando consciência do que precisa fazer (esclarecendo) e ao mesmo tempo se motivando. Uma dica é fazer esse planejamento no começo do dia, assim você aproveita sua mente mais fresca e relaxada, e a capacidade que ela tem de fazer boas escolhas, nesse momento.

Como me organizar para o meu tempo de “respiro”?

O dia de todos tem 24h, e se quisermos incluir atividades de autocuidado no nosso dia, sem prejudicar o nosso trabalho ou estudos, teremos que deixar de fazer algumas tarefas, delegar atividades ou procurar formas de fazer mais em menos tempo.

  • Encontre as atividades que desperdiçam o seu tempo:  Em que você gasta muito tempo que não está em sua lista essencial? Observe atentamente essas coisas e realmente pense se elas são necessárias ou se existem maneiras de reduzir, minimizar ou eliminar essas coisas.
  • Consolide suas atividades: Há muitas coisas que você faz, espalhadas ao longo do dia ou da semana, que você pode consolidar para ganhar tempo. Por exemplo ao invés de ler e responder ao longo do dia, você pode reservar 2 períodos no dia para responder todos eles em lotes. Isso também vale para reuniões, papelada ou qualquer coisa que você faça regularmente.
  • Repense sua rotina: Freqüentemente, ficamos presos a uma rotina que é tudo, menos a ideal pra colocarmos nossos sonhos e planos em prática. Existe uma maneira melhor de fazer as coisas? Por mais “acostumado” que você esteja com a sua rotina, você pode incluir pequenas mudanças para buscar melhores resultados, como: acordar 30 minutos mais cedo, limitar o tempo que passa nas redes sociais, comprar alimentos mais saudáveis, ouvir sua música favorita enquanto faz uma atividade, etc.
  • Aprenda a dizer não. Essa dica para algumas pessoas pode ser a mais difícil, mas ela é essencial para conseguirmos nos dedicar às coisas mais importantes pra nós! Se você disser “sim” a todos os pedidos, nunca terá tempo livre. Seja superprotetor do seu tempo!
  • Faça sua maior rocha primeiro. Das três tarefas mais importantes que você escolher para o dia, escolha a maior delas, ou aquela que você mais teme, e faça-a primeiro. Caso contrário, você poderá ficar tentado a adiar isso o máximo possível e preencherá seu dia com coisas menos importantes.

Espero muito que você tenha gostado das dicas! me conta aqui nos comentários qual auto cuidado você pretende incluir na sua rotina, vou adorar saber!

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Autor Liana Uehara

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