Skip to main content

Hygge: o segredo da felicidade segundo os dinamarqueses

Por 20 de janeiro de 2021Inspire-se

Eu sou obcecada por conforto e estar confortável o tempo inteiro. Quando descobri o Hygge e como ele influencia na felicidade dos dinamarqueses não tive dúvida: precisava aprender mais sobre isso para fazer a minha vida mais feliz. E deu super certo!

Como estamos passando por esse momento em que precisamos ficar em casa por um período como nunca antes passamos na história com nossos familiares mais próximos e nossos pets, achamos válido trazer esse conceito para transformar esse período tão difícil em uma coisa mais leve, feliz e harmônica.

Hygge: o segredo da felicidade segundo os dinamarqueses

Hoje quero dividir com vocês um pouquinho sobre o que eu li sobre o assunto, e, talvez, fazer com que você seja mais feliz também.

Qual é o segredo da felicidade?

A Dinamarca está no top ranking de países mais felizes do mundo (segundo pesquisaq da Happiness Research Institure). Mesmo não tendo um clima muito agradável por grande parte do ano, a Dinamarca tem níveis altos de qualidade de vida, bem estar e felicidade e existe uma crença de que há uma relação entre Hygge e esses fatores.

Por causa do clima e por grande parte do inverno estar escuro por cerca de 17 horas, grande parte das atividades do dia dos dinamarqueses durante essa época é feita dentro de casa e é daí que nasce essa obsessão com espaços confortáveis, felizes e receptivos. Faz parte do DNA da Dinamarca como nação e é algo que os dinamarqueses falam o tempo todo. A palavra hygge é tão usada por eles que pode virar até um adjetivo (“Nossa, esse café é tão hyggeligt”). Conforto e felicidade fazem parte da cultura e da identidade deles como povo.

Mas, afinal, o que é hygge?

A palavra Hygge (pronuncia-se Hoo-ga) origina-se de uma palavra norueguesa que significa “bem-estar”, mas a maioria dos dinamarqueses acredita que não exista uma tradução exata para outras línguas. Em inglês normalmente é traduzido como “coziness” (conforto), mas é muito mais que isso: é uma atitude de vida que ajuda as pessoas a serem mais felizes no seu dia-a-dia e apreciarem as pequenas coisas.

Os dinamarqueses são a população mais feliz da Europa, mas também, conforme pesquisas, são a população que se reúne com mais frequência com os amigos, familiares e que se sentem mais calmos e em paz no dia a dia em geral. Eles são obcecados com conforto, com se sentir confortável e criar um ambiente de calma, tranquilidade e harmonia, tanto em cafés, restaurantes quanto dentro de casa. Os ambientes são pensados para deixar as pessoas se sentirem o mais em casa possível, apostando bastante em velas, cadeiras confortáveis, lareiras para o inverno, tudo isso esteticamente agradável para os olhos (e para a alma).

O conceito de hygge é relaxar e se sentir o mais confortável e a vontade possível, esquecendo os problemas da vida e isso é alcançado e almejado nos pequenos momentos do cotidiano. Pode ser em um jantar comendo comidas gostosas com a sua família, lendo um livro sozinho enquanto toma uma xícara de café ou assistindo a um filme com seu namorado embaixo das cobertas. É aproveitar o potencial de uma situação ao máximo, aproveitar o momento e se sentir confortável e feliz enquanto faz uma atividade considerada banal no seu dia a dia.

Essas atividades, acreditam os dinamarqueses, fazem bem pra alma e contribuem muito para a felicidade. É ser gentil consigo mesmo, e saber quando você precisa de uma pausa, de um doce ou de um copo de café quentinho (ou gelado, dependendo do clima). Também de ser gentil com o próximo: ser bondoso, dividir seu tempo com pessoas que você ama e admira e não se forçar a fazer parte de situações sociais indesejadas.

Então o que você pode fazer para tornar a sua vida mais Hygge e, consequentemente, mais feliz?

Acender velas bem cheirosas e tomar banho a luz de velas. Preparar um bolo bem gostoso e comer na companhia dos seus familiares enquanto tomam um café e dividem coisas legais que aconteceram durante a semana. Comprar alguns snacks e um vinho (ou um refrigerante diferente) para comer enquanto você assiste um filme que você queria ver a muito tempo. Ir a um parque e apreciar o momento com a natureza, sentindo o sol e as árvores a sua volta. Trabalhar com roupas o mais confortáveis possíveis enquanto beberica alguma bebidinha gostosa, como um chá ou café diferente e a partir do momento que você for para casa, se desligar do trabalho e focar em relaxar. Fazer uma noite relaxante de skincare, colocar uma máscara facial enquanto relaxa e curte o momento de auto cuidado. Procurar um hobby manual que te deixe relaxado, como tricotar, crochê, bordado, colagens ou até mesmo pintura (hoje no Youtube é possível encontrar tutoriais e aprender quase tudo sozinho).

Passear, brincar e dar carinho pro seu pet (amor de pet é muito hygge). Talvez começar um diário de agradecimentos e felicidade, com as pequenas coisas que te deixam feliz e que você é grato no dia de hoje, porque, afinal, hygge é isso: apreciar e dar valor as pequenas coisas.

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Leonora Ferreira de Aguiar

A pessoa obcecada por conforto e por bebidas quentinhas. Leitora ávida, que de vez em quando escreve algo ? insta: @leonorareads

Mais posts por Leonora Ferreira de Aguiar

Deixe uma resposta