Skip to main content

Moodboard: 7 maneiras de usar essa técnica no seu dia a dia!

Por 20 de abril de 2021Inspire-se

Traduzindo para o português, moodboard (ou quadro semântico) significa “quadro de sentimentos” mas as funções para ele vão muito além disso. Aqui na A.Craft usamos essa técnica, para conceituar novas coleções de produtos, criar a identidades visual e campanhas. Eu até diria que é uma das etapas mais prazerosas de todo esse processo, pois é quando juntamos todas as ideias e selecionamos aquelas que traduzem o sentimento que pretendemos transmitir.

Moodboard: 7 maneiras de usar essa técnica no seu dia a dia!

Mas o moodboard pode ser usado de diversas outras formas! Se um planner é uma ótima ferramenta para te ajudar na organização e planejamento pessoal, um quadro de inspiração dentro dele pode ser o suporte necessário para ajudar a focar nas suas metas, lembrar as coisas que te fazem bem ou simplesmente uma terapia prazerosa.

Sabe quando você escreve, escreve, escreve mas não consegue dizer o que tem em mente? O moodboard te ajuda a visualizar o que você quer colocar pra fora. No seu planner ou bullet journal o moodboard pode funcionar como:

1. Uma página que separa os meses do ano. Muitas pessoas usam o Moodboard como dashboard (uma divisória) que também é um painel de inspiração para projetos daquele mês ou até mesmo para inspiração de decorações das próximas semanas.

2. Um quadro de metas visuais onde você pode colocar imagens que tenham a ver com o que você deseja para aquele mês.

3. Um quadro de inspiração para um projeto em sua vida. Por exemplo, se você pretende se casar, pode colar inspirações de cores, elementos que deseja que a sua festa tenha, flores que você gosta, modelo de vestido, enfim! Tudo que te inspirar!

4. Um espaço com recortes e lembranças de tudo o aquele mês representou para você. Eu gosto de guardar tudo, flores secas que encontro no chão da rua, guardanapos estampados de restaurantes, papéis de presentes que eu ganhei, embalagens de doces fofos, e tudo mais que relembre momentos felizes que vivi!

5. Um espaço para motivação. Você pode fazer colagens com fotos e frases que te ajudem nos momentos em que dá vontade de jogar tudo pro alto. Cole fotos de pessoas que são importantes pra você, lembranças de momentos inesquecíveis que você teve, lições que aprendeu com desafios em sua vida e fotos que mostrem o quanto você amadureceu.

6. Uma forma de relaxar. Você pode fazer um moodboard com imagens, texturas, cores e fotos aleatórias, que não necessariamente precisam fazer algum sentido. Você pode fazer essas colagens para decorar a capa de cadernos (adorava fazer isso na minha época de colegial), caixas, álbuns de fotos, etc.

7. Além disso, ele pode ser utilizado como uma terapia. Muitas pessoas têm dificuldade de lidar com sentimentos e muita vezes não conseguem expressar o que estão sentindo. Nesses casos essa técnica é recomendada como uma forma de ajuda na expressão de sentimentos e no alívio de tensões e stress.

Moodboard: o que é como ele pode ajudar no planejamento

Inspirações Para Criar Seu Moodboard

Caso tenha dificuldades para encontrar imagens legais para o seu Moodboard, a plataforma Pinterest tem uma infinidade de imagens que você pode pesquisar por categorias e imprimir. Mas para quem não tem muita familiaridade com a plataforma e/ou não sabe o que procurar, a Lorrane Way criou uma pasta lá para guardar imagens bem legais e aleatória para Moodboard e afins. Para acessar basta clicar aqui.

Você já fez ou tem moodboard? Como você usa ele? Conta pra mim aqui nos comentários, vou adorar saber!

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta