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Planejamento e Felicidade: Como Unir as Duas Coisas?

Por 18 de março de 2021Organizando tudo!

A cada novo ciclo, seja o final do ano, no dia do aniversário, no final do semestre, as pessoas costuma fazer aquela longa lista de todas as coisas que desejam alcançar.

Pode ser que ao final do ano, a gente não tenha conseguido atingir todos os itens da lista, e tá tudo bem! O importante é sabermos onde queremos chegar e o que precisamos fazer para alcançar nosso objetivo sem precisar ficar acordado até de madrugada ou sem tempo para fazer o que nos faz bem.

4 Passos para Vida Alegre com Planejamento

Com uma pitada de planejamento estratégico e outra de leveza, é possível trazer mais alegria e realização para o nosso dia a dia, que somados, ao final do ano formarão algo grande.

Passo 1 – Escreva seus planos e registre o progresso

Tenha um lugar único para anotar suas metas, sonhos e tudo que precisa fazer para alcançar esse objetivo, pode ser um caderno, um planner ou até um app no celular. Isso vai ajudar e incentivar para que realize mais, lembrar-se mais e planejar mais.

A ideia não é criar só uma lista de afazeres, mas também escrever quando e o que fará no seu momento de descanso, registrar a quantidade de água que bebeu, os exercícios físicos que você tem feito, quanto dinheiro gastou e tudo que achar importante registrar. E assim a vida vai ficar muito organizada!

Apenas ao escrever as coisas, você pode instantaneamente se sentir mais organizada e no controle. A sensação de concluir as coisas pode gerar a percepção do alívio, e por escrever os exercícios físicos e refeições, haverá mais motivação, e dias mais felizes.

Passo 2 – 10 Coisas para Mudar

Primeiro, é importante olhar profundamente para o ano que se passou e se perguntar sobre o que não aconteceu da forma que havia planejado, ou o que poderia ter sido melhor. O que mudaria se pudesse? É possível não mudar isso agora, mas pode certamente aprender com a situação para o presente e dias futuros. Crie uma lista de todas as coisas que não foram bem e comece a criar pontos de ação sobre como vai melhorar tudo isso.

Esta tarefa pode ser mais desafiadora por isso, seja gentil consigo, não é possível ser 100 por cento em todos os momentos, e assim, quais lições aprendeu de fato?

Passo 3 – Crie sua própria “Lista da Felicidade”

Quais coisas, atividades ou momentos te trouxeram mais felicidade até aqui? E se você tivesse mais tempo para se dedicar a essas coisas? Faça uma lista de todas as coisas que contribuirão para a própria felicidade agora, experiências, pessoas, ou conquistas e tudo que deixar seu coração quentinho.

Os simples prazeres geram felicidade, a alegria de finalizar um livro bom, o ar da nova estação, uma conversa gostosa ou uma soneca revigorante no meio do dia. Vivenciar tudo sem pressa é essencial.

Passo 4 : Saia da Zona de Conforto

Primeiro liste as habilidades que você gostaria de aprender ou melhorar como por exemplo: aprender a investir seu dinheiro, aprender a desenhar, aprender uma nova língua, aprender a cozinhar comidas mais saudáveis, aprender como me exercitar em casa, etc.

Em seguida selecione um ou dois itens dessa lista e crie um plano de ação para aprender ou desenvolver essas habilidades. Pode ser um curso online, um livro didático, um aplicativo de idiomas ou vídeo aulas no Youtube (você vai se surpreender com a quantidade de conteúdos gratuitos disponíveis).

Por mais que às vezes dê vontade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, escolha aquela que mais faz seu coração acelerar e se dedique à ela. Com isso você poderá focar seu tempo naquilo que é mais importante pra você e poderá colher os frutos disso mais rápido.

Hábitos Diários para Ser Feliz!

Existem hábitos práticos para aplicar na rotina que contribuem em muito para uma vida feliz:

  • Sorrir sempre!
  • Praticar exercícios físicos.
  • Dormir bem.
  • Alimentação com cardápio saudável.
  • Ter gratidão.
  • Elogiar os outros.
  • Respirar profundamente.
  • Lidar com resiliência diante dos momentos infelizes.
  • Manter um diário.
  • Superar momentos de estresse.

A gratidão, por exemplo, pode melhorar o humor, entre outros benefícios. Praticar gratidão pode ter um impacto significativo em sentimentos de esperança e alegria. Começar de fato cada dia notando algo que é grato. Pode fazer isso enquanto escova os dentes, por exemplo. Com prática, é possível até ficar mais consciente de todas as coisas positivas ao redor de si.

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Autor Liana Uehara

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