foi adicionado ao seu carrinho.

Técnica dos seis chapéus: como tomar melhores decisões

Por 7 de dezembro de 2020Inspire-se

Sabe aqueles momentos em que não conseguimos encontrar soluções para problemas, ter novas ideias, e ficamos patinando, sem sair do lugar? Uma ferramenta chamada técnica dos seis chapéus, desenvolvida por Edward de Bono, é perfeita para esses momentos!

A ideia dela consiste em olhar um desafio ou um problema de seis perspectivas diferentes. Ao fazer isso, estimulamos nossa cabeça a buscar novas ideias ao olhar para a situação de diversos pontos de vista. Ela é muito usada em reuniões e discussões em grupo, mas a ideia deste post é mostrar como você pode usar essa técnica sozinho para tomar melhores decisões.

Técnica dos seis chapéus: como tomar melhores decisões

Cada chapéu representa uma forma diferente de pensar. Ao utilizar um chapéu, você deve analisar a situação sob a perspectiva definida para cada cor. Não há uma regra para a sequência das cores e eles podem ser usados quantas vezes você achar necessário.

Chapéu branco: Informação

O chapéu branco está relacionado com a informação e conhecimento em tudo que é concreto. Seu foco é obter todas as informações disponíveis e necessárias. Você pode se perguntar:

  • Que informações concretas eu tenho?
  • Quais informações estão faltando e como obtê-las?

Chapéu verde: Criatividade

O chapéu verde nos estimula a pensar em soluções criativas para resolver um problema ou um desafio. Nesta etapa é indicado que você não bloqueie nenhuma ideia e não se contente com a primeira boa ideia que surgir. Encontre mais rotas, diferentes alternativas e novas propostas sem julgamentos ou restrições.

Chapéu preto: Crítico

O foco do chapéu preto é avaliar tudo que pode dar errado e os motivos que podem inviabilizar o projeto ou a solução. Nesta etapa precisamos identificar as falhar e formas de nos preparar para lidar com esses cenários adversos da melhor forma.

Chapéu amarelo: Otimismo

Ao usar este chapéu buscamos olhar todos benefícios e as diferentes formas que as ideias podem ser viabilizadas. A ideia aqui é ver buscar possibilidades onde geralmente enxergamos apenas portas fechadas.

Chapéu vermelho: Emoções

O chapéu vermelho está relacionado com a intuição, sentimentos, palpites e emoções. Neste momento você pode se questionar sobre:

  • Qual o seu pressentimento sobre este projeto ou solução?
  • Você está satisfeito com as ideias propostas?

Chapéu Azul: Organização

Esse chapéu nos estimula a pensar de forma mais ampla. Qual é a melhor solução geral? Nesta etapa iremos refletir sobre os próximos passos ou decidir qual alternativa seguir.

Espero que essas dicas te ajudem a pensar de forma mais ampla e a tomar decisões assertivas!

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta