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7 Dicas práticas para pensar positivo mesmo em momentos desafiadores

Por 12 de maio de 2021Inspire-se

Em tempos bem desafiadores como este de pandemia, pode parecer bem difícil manter o pensamento positivo. Com o início da quarentena, é vísivel como ficamos mais tensos com as incertezas, aflitos com as notícias e a saudade das pessoas que gostamos e dos momentos de lazer juntos. Mas apesar disso, podemos incluir várias práticas para ajustar o nosso dia a dia para pensarmos de forma mais positiva.

7 dicas práticas para pensar positivo mesmo em momentos desafiadores

1. Crie uma rotina da manhã

Essa aqui é uma dica de ouro que eu sinto que muitas pessoas não dão o devido valor. Uma coisa que me ajudou muito a amenizar a ansiedade com o trabalho, foi criar uma rotina mais leve e tranquila pela manhã. Antes eu acordava 30 minutos antes de sair para trabalhar e já começava a manhã na correria. Isso gera uma ansiedade desnecessária. E geralmente quando o dia começa assim, o dia todo tende a ser igualzinho.

Ao invés disso, criei o hábito de acordar 1 hora antes de sair, tomo um café com leite quentinho, tomo banho ouvindo uma playlist com músicas que gosto de cantar debaixo do chuveiro, faça o skincare, leio um pouco, estudo japonês e assim começo a manhã muito bem.

2. Tenha coisas pelas quais espera ansiosamente

Crie uma lista de objetivos e metas que te façam acordar com mais entusiasmo. Alguns esperam pela oportunidade de abraçar novamente as pessoas que ama, passar em um concurso ou faculdade, comprar um carro novo ou viajar o mundo e descobrir o que mudou depois de 2020.  Quando temos claro os objetivos que queremos atingir, ativamos uma área do cérebro que fica mais alerta na busca de oportunidades.

Uma coisa que pode te ajudar são os mood boards (ou quadro semântico). Monte um quadro com fotos, imagens, frases ou qualquer outra coisa que te ajude a lembrar da sua meta e te inspire. Eles podem funcionar como ótimos lembretes.

+ Leia também: Moodboard: 7 Maneiras De Usar Essa Técnica No Seu Dia A Dia!

3. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são capazes de liberar várias substâncias no corpo que causam aquela sensação de bem-estar. Eu vou ser sincera aqui, ultimamente estou com certa dificuldade em colocar essa dica em prática, e estou procurando formas mais divertidas, que não sejam só levantar peso ou fazer abdominais infinitas. Gosto muito de ver vídeos de dança, pilates, yoga, alongamentos e exercícios aeróbicos. Vou indicar alguns canais legais que sigo, caso queira incluir essa prática na sua rotina:

  • Sunny Funny Fitness – canal que ensina várias coreografias de dança coreana;
  • Carol Borba – vários exercícios para fortalecer os músculos usando coisas que você já tem em casa;
  • Pamela Reif – você vai encontrar vários exercícios para diferentes níveis de condicionamento físico. O que mais gosto é que cada exercício tem um relógio com o tempo de duração pra sabermos exatamente o tempo que falta pra ele acabar.
  • Bloguilates – esse é o meu canal favorito pra exercitar! Os exercícios são bem variados, muito criativos e divertidos de fazer.

4. Inclua na sua rotina atividades que te façam bem

Se você precisa ficar acordado até tarde ao longo de vários dias na semana para finalizar a entrega de um trabalho, ou acha que não consegue incluir mais atividades na sua rotina, porque ela já está muito extensa, essa dica é pra você! Tem uma frase que eu gosto muito do Sidney J. Harris que diz assim: A hora de relaxar é quando você não tem tempo pra isso.

Por isso, reserve um tempo em sua agenda para se dedicar à você. Seja para jogar conversa fora com um colega, ler um livro ou até mesmo assistir sua série favorita na Netflix. O mais importante aqui é fazer isso sem se sentir culpado.

5. Anote coisas legais que aconteceram no seu dia

Na correria do dia-a-dia, às vezes acontecem coisas legais que passam despercebido. Ao começar a escrever isso todos os dias, você irá exercitar o seu cérebro a prestar mais atenção nessas pequenas coisas: um sorriso sincero, um olhar de gratidão e reconhecimento, um elogio, uma pequena conquista, uma conversa gostosa, uma reunião produtiva, etc. Pode parecer que não, mas ao agradecer você alimenta sentimentos que favorecem a sensação de bem-estar e de recompensa.

6. Organize a sua mente

Organizar a mente é um passo essencial para o processo de programação da positividade. É preciso separar o que é útil e o que não é, o que está sob o seu controle e o que não pode ser controlado por você.

Sabe aqueles dias em que parece que o nosso cérebro está uma zona? Ficam pairando uma mistura de pensamentos e emoções como ansiedade, frustração e muitas ideias que não saem do papel? Então, o Brain Dump é uma ferramenta pra lidar com essa desorganização mental. 

Em resumo, ele é um método no qual você reúne todos os pensamentos desordenados que passam por sua cabeça. A tradução literal de brain dump seria algo como “despejo de cérebro”. 

A ideia aqui é escrever seus planos, atividades pendentes, compromissos, sentimentos e tudo que passar pela sua cabeça.  Faça isso até sentir que conseguiu colocar no papel tudo aquilo que estava “pesando” dentro de você. Esgote seus pensamentos por completo!

7. Transforme as falhas em lições

Durante o caminho para atingir suas metas, provavelmente você encontrará algumas pedras no trajeto. Você irá cometer alguns erros, alguns menores outros maiores, e tá tudo bem! Errar faz parte do processo, e quanto mais cedo você aceitar isso, melhor. Em vez de permitir que a falha te desanime, reveja tudo que aconteceu e aprenda com os erros. Anote o que funcionou bem e o que não funcionou e siga em frente!

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Autor Liana Uehara

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