Skip to main content
search
0

6 Dicas para estimular a criatividade

Para introduzir o post de hoje, achei legal começar com uma história bem curtinha, que encontrei no site Casa da prosa.

Um cachorro, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção. Pensa rápido. Vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz: “Ah, que delicia este tigre que acabo de comer!”

O tigre para bruscamente e foge apavorado do cachorro, e no caminho vai pensando:

– Que cachorro bravo! Por pouco ele não me come também!

Mas um macaco que viu toda a cena, vai atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado. O tigre, furioso, diz:

– Cachorro maldito! Vai me pagar!

O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo. Desta vez traz o macaco montado em suas costas.

– Ah, macaco traidor! O que faço agora? Pensa o cachorro.

Em vez de sair correndo, fica de costas, roendo os ossos, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:

– Ah macaco preguiçoso! Faz meia hora que mandei me trazer outro tigre e ele ainda não voltou!

Não precisa nem dizer que ao ouvir isso o tigre colocou-se em fuga novamente e sem olhar para trás.

Moral da estória: Em momentos de crise, só a criatividade e a imaginação é mais importante que o conhecimento.

Agora que já exemplifiquei como a criatividade é importante, separei 6 dicas bem simples de aplicar no dia-a-dia. Quem também tiver uma dica e quiser compartilhá-la conosco, não deixe de publicá-la nos cometários! Eles são super bem vindos!

1- Leia muito! Não apenas aqueles livros e revistas que você está habituado a ler, tente assuntos novos, que você acha que poderão agregar conhecimento. Hoje não é mais necessário gastar muito dinheiro em livrarias à procura de bons livros. Com a internet, a quantidade de informações disponibilizadas gratuitamente são diversos, como e-books, artigos gratuitos, blogs e sites.

2- Fale menos e ouça mais. Acredito que todos nós conhecemos a importância de saber ouvir opiniões diferentes, mas para algumas pessoas, esta é uma prática difícil. Nós tendemos à manter nossa mente ocupada com a próxima resposta que daremos, ao invés de ouvir tudo que uma pessoa tem a dizer. Saber ouvir é uma habilidade que pode nos favorecer muito, pois nos estimula a questionar sobre diferentes idéias. Por exemplo, caso uma pessoas lhe sugira algo novo, ou uma idéia que inicialmente lhe pareça inviável, não a descarte sem antes refletir seriamente sobre aquela idéia.

3- Chega de comodismo. Se algo está bom, não significa que não pode ficar melhor! O comodismo bloqueia a criatividade.

4- Tenha sempre um papel e uma caneta à mão. Você já parou para pensar em quantas idéias temos diariamente? Às vezes não reparamos nisso, porque a quantidade de informação que nosso cérebro processa diariamente é muito grande. Portanto, não confie tanto na sua memória e escreva-as no papel. Desta forma ficará muito mais fácil de colocar sua idéias em prática!

5-  Mexa-se. Não basta ser apenas criativo, temos que colocar nossas idéias em prática. O resultado que uma idéia pode trazer, pode ser motivador e estimulante para a criação de novas idéias. Caso o resultado não tenha sido tão bom quanto o esperado, procure pelas falhas pois, assim, os erros não serão cometidas novamente.

6- Relaxe. As pressões e o stress do dia-a-dia podem bloquear a criatividade também. Neste caso, procure meios para relaxar, durma bem à noite e tire um cochilo de 15 minutos no meio do dia, ouça aquelas músicas que lhe fazem se sentir motivado, faça atividades físicas, pois elas ajudam a liberar adrenalina, que lhe proporcionarão uma maravilhosa sensação de bem estar.

 

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Author Liana Uehara

More posts by Liana Uehara

Join the discussion One Comment

  • Luiz Ikeda disse:

    Ótimas dicas, Liana. Principalmente a primeira.
    Certa vez, li um livro onde o autor dizia: Como eu queria ter lido esse meu livro a 20 anos atrás…
    Ele não teve a chance, mas nós temos! Leia um livro e aprenda com a experiência de alguém mais velho do que você.

Leave a Reply

Close Menu