Sim, isto é totalmente possível! Você pode fazer um milhão de coisas, e quando se dá por conta já é hora de ir para a cama. Mas acredite, com apenas alguns minutos por dia você consegue resolver todos os seus problemas de tempo. Quer saber como? Então veja a seguir cinco dicas infalíveis para quem não consegue para um tempinho para planejar.
Unindo o útil ao agradável
Por mais que a gente não goste de admitir, todos nós somos experts em perder tempo. Algumas pessoas se controlam melhor, outras nem tanto. Desta forma, que tal usar aqueles períodos ociosos para fazer o que você gosta, e se organizar?
• Deixe uma agenda ou local para anotar coisas enquanto estiver de bobeira. Para apenas alguns minutos para planejar seus próximos passos;
• Tenha um gravador, ou aplicativo para guardar suas ideias. Assim, enquanto estiver fazendo seus exercícios, ou preso no trânsito, grave verbalmente suas tarefas;
• Tire alguns minutos na hora do almoço, ou da jantar para se planejar? Isto não é difícil nem desagradável, pelo contrário. É um ótimo hábito de higiene mental.
Estes detalhes são bem interessantes, mas não são as únicas estratégias que você pode utilizar.
O mundo em sua mão
Sabe o cinto de utilidades do Batman, que tem tudo o que ele precisa? Pois bem, você também pode fazer a mesma coisa com o seu ambiente de trabalho. Se você não tempo para se planejar, que tal incorporar recursos para fazer isto em seu serviço?
• Tenha uma série de post-its. No meio do seu trabalho, basta pegar uma caneta e fazer anotações que ajudem você a se planejar;
• Ao invés de ficar checando suas redes sociais a cada 10 minutos, ou se deixar levar por outras distrações, resista. Estipule horários específicos para isto, e no restante do tempo organize o que for preciso;
• Tudo o que você precisa em sua estação de trabalho precisa estar a mão. Isto vai garantir uma gestão de tempo simples e bastante eficiente. Agenda, rascunhos, tablets e todo o tipo de item que você precisa tem de estar a seu alcance.
Por mais difícil que isto possa parecer, em pouco tempo você estará se organizando durante o trabalho. E conseguirá separar tudo sem problemas.
Planejamento a longo prazo
Esta é uma excelente dica para quem não tem tempo para se planejar. Ao invés de pensar apenas no dia, que tal organizar sua semana ainda no domingo? Ou seu mês?
• Escreva tudo o que você precisa fazer em determinado intervalo de tempo. Inclua tanto suas atividades básicas como trabalho e compromissos quanto coisas extras;
• Encaixe os melhores dias e horários para fazer cada coisa. Isto vale principalmente para aquelas atividades extras, que precisam ser feitas. Calcule tudo, incluindo seu tempo livre. É um pequeno detalhe que fará toda a diferença;
• Tire um intervalo sabático para se planejar. Todos nós tempos pequenos períodos de tempo livres, e você não precisa de muito. Em poucos minutos você consegue definir sua semana, mês e até mesmo intervalos de tempo mais longos.
Agora tá ficando mais fácil se organizar né? Mesmo sem tempo, sempre tem um jeito.
Encontrando o sistema certo para você
Claro que as dicas mostradas até agora ajudam muito. Mas é preciso pensar em métodos que te ajudem a se organizar sem tempo. Para fazer isto, pense no seguinte:
• Qual é o período em que você é mais produtivo? Escolha um turno do seu dia em que sua energia está mais alta para se planejar. Assim será mais fácil fazer isto, e também demandará menos tempo;
• Veja o que você mais gosta. Se prefere imagens, que tal fazer gráficos? Ou planilhas no Excel? Ou ainda, usar Bullet Journal? Tudo depende do que for melhor em seu caso;
• Aceite seus limites e não seja radical. Se organizar é um processo contínuo, por isto não se preocupe se for difícil no início. Com o tempo você vai conseguir.
Agora que você sabe quais passos seguir, confira esta última dica.
Um mestre em se planejar sem tempo
Depois de colocar em prática estas dicas, eis um último detalhe importante. Se planejar não é um dom, mas requer treinamento. Para você exercitar esta habilidade:
• Tenha perseverança. Mesmo que nos primeiros dias pareça difícil, continue tentando. Com o tempo você conseguirá se organizar;
• Reconheça seus pontos fortes e fracos. Se você sabe que se planeja bem de um jeito, mas tem problemas de outro, adote a melhor tática;
• Escute as outras pessoas, mas aprenda a dizer não. Isto é necessário para que você possa fazer seu trabalho adequadamente e ter tempo para você.
Viu? Não é tão difícil. Com um pouco de disciplina você consegue fazer maravilhas com o seu tempo. Comece hoje mesmo e mude sua vida.