foi adicionado ao seu carrinho.

5 Dicas para ter uma segunda-feira mais leve, produtiva e organizada

Por 12 de junho de 2020Organizando tudo!

E mais uma segunda-feira chegou! Mais uma semana novinha em folha pra colocarmos todos os planos e projetos em prática. Sei que pra muita gente esse costuma ser um dia mais corrido e até “pesado” algumas vezes, mas no post de hoje vou compartilhar algumas dicas pra você começar a semana de forma mais leve, produtiva e organizada!

5 Dicas para ter uma segunda-feira mais leve, produtiva e organizada

1. Acorde 30 minutos mais cedo

Sei o quanto é tentador apertar o botão soneca na segunda-feira. Só 5 minutinhos a mais na cama não vai fazer diferença. O problema é se esse tempo a mais se tornar 15, 30 ou 60 minutos. A sensação de começar a semana atrasado pode ser bem desgastante.

Experimente acordar com uma folga de 20 ou 30 minutos para que possa fazer sua rotina matinal com calma. Isso irá te ajudar a reduzir a sua ansiedade e a começar a segunda-feira de forma mais tranquila.

2. Conclua as tarefas de sexta-feira

Por mais que as nossas tarefas sejam planejadas com antecedência, algumas coisas podem levar mais tempo que o planejado ou atrasarem. Para evitar o acúmulo de mais atividades na semana, e isso se tornar uma bola de neve, dê prioridade para concluir as pendências da semana anterior e tirar elas de vez da sua lista de tarefas.

3. Liste todas as atividades importantes da semana

Ao anotar todos os compromissos e tarefas importantes da semana você conseguirá estimar melhor quanto tempo livre terá para incluir outras tarefas no seu planejamento. Por exemplo, se na semana há uma tarefa que exigirá muito do seu tempo e dedicação, você pode adiar tarefas menos importantes para as próximas semanas ou delegá-las para outra pessoa, por exemplo.

4. Categorize as atividades pelo nível de dificuldade

Em toda a lista de tarefas, sempre há aquelas atividades que nos deixam tentados a procrastinar por serem mais chatas ou demandarem mais concentração e foco. Uma dica para lidar com isso é marcar um número ao lado de cada uma, indicando com o 1 aquela que for mais chata, depois a segunda pior com o número 2 e assim por diante, até chegar nas tarefas que mais gosta de fazer. Em seguida organize as atividades de acordo com o período do dia que costuma se sentir mais focado e energizado.

No meu caso, eu deixo as tarefas mais chatas e burocráticas para o começo do dia, pois sinto que consigo tomar decisões melhores por estar com a mente mais descansada. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Reflita, na sua rotina, qual o período do dia você se sente mais produtivo ou consegue focar nas suas atividades sem ser interrompido?

5. Faça atividades de lazer

Sabe aquele seu hobbie favorito? Que tal incluir ele no seu planejamento na segunda-feira? Você pode aproveitar para ler um livro, praticar aquela técnica artesanal que você adora, reservar alguns minutos pra assistir sua série favorita, tocar um instrumento, escrever um diário ou qualquer outra coisa que recarregue suas energias.

 

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Participe da discussão Um Comentário

  • Carol Justo disse:

    Eu amei muito esse post, vou colocar em prática essas dicas <3 não vejo a hora das minhas aulas voltarem pra que pelo menos eu tenha um objetivo mais definido no dia porque nessa quarentena minha vida é resumida a limpar casa, fazer comida e jogar um pouco hahah

    Bjs, Carol Justo Pink is not Rose

Deixe uma resposta