O que eu mais gosto no bullet journal, ou diário em tópicos, é a liberdade pra gente poder escrever o que quiser nele (caso você não saiba o que é, neste post aqui explicamos tudo!). Tem gente gosta de criar desenhos, outras fazem mapas mentais, anotam ideias, usam o bullet journal para planejar as suas metas e atividades do ano ou criam listas de tudo que é coisa. Fica até difícil escolher por onde começar com tantas possibilidades.
Diário em tópicos: como se organizar passo a passo
Se você gostou da ideia mas não sabe muito bem por onde começar, chega mais que vamos te mostrar o passo a passo para criar um bullet journal, além de mostrar alguns truques para você se manter motivado e conseguir se organizar melhor. Ah, e você não vai precisar comprar nada. Separe aquele seu caderno com as páginas em branco e comece o seu diário em tópicos com ele mesmo!
1. Índice ou Index
Para que o bullet journal fique bem organizado, a primeira dica é enumerar todas as páginas e criar um índice. Deixe mais ou menos umas 2 páginas para anotar o que você escreveu em cada página. Assim, você não irá perder nenhuma anotação de vista.
No começo pode parecer um pouco cansativo anotar no índice o conteúdo de cada página. Mas quando o seu bullet tiver no meio para o final, você vai ver o quanto ele é importante.
2. Crie um código em cores, símbolos ou desenhos
Uma forma de facilitar a identificação das atividades do seu planejamento e deixar o seu bullet journal fofo, é usar um código para diferentes áreas da sua vida, por exemplo estudos, lazer, trabalho, família, etc.
Isso pode ser feito usando canetas de várias cores, desenhos ou washi tapes com estampas diferentes. Assim você bate o olho nas páginas e já consegue encontrar suas anotações muito mais rápido.
3. Crie páginas que te inspirem
Sabe quando bate aquela vontade de preencher o seu bulet journal, aí você abre ele pra escrever e parece que dá um branco? Para lidar melhor com o bloqueio criativo, dê uma olhada nas páginas anteriores que você já criou. De tempos em tempos, reserve umas páginas para criar uma espécie de mural de ideias.
Nele, faça colagens de imagens ou fotos, use diferentes cores de caneta, faça desenhos que te inspiram, escreva frases que te motivem, aqui vale tudo. Recortes de revista são os meus preferidos!
4. Teste diferentes tipos de layouts diferentes para seu bullet journal
Se você já conhece essa ferramenta há algum tempo, já deve ter visto a infinidade de layouts para planner diferentes. Como cada um usa o bullet journal de formas diferentes, é possível criar e adaptar o formato perfeito para o seu perfil. Se você ainda mão está 100% contente com o seu, vou deixar aqui mais algumas sugestões.
Você pode usar cadernos pautados, sem pauta, pontilhados ou quadriculados. Escolha quais deles você melhor se adapta. Caso queira fazer um teste, lá na nossa loja temos todas essas variações de blocos, vem ver.
5. Defina seus objetivos
Definir os objetivos que desejamos alcançar no final do ano é tão bom né? Fazemos uma lista enorme de coisas, desde frequentar mais a academia até viajar para a Disney. No fundo sabemos que nada adianta se a gente não tirar a bunda da cadeira e colocar a mão na massa, mas temos o costume de procrastinar tudo. Pra te ajudar, criamos um printable para que você tenha mais foco, consiga definir o que é mais importante e te ajude a definir os passos necessários pra chegar lá! Veja o passo a passo para utilizar essa ferramenta gratuita aqui.
Baixar printable - Meus objetivos
Depois de preencher o printable, recorte e cole ele no seu diário em tópicos para consultá-lo sempre que precisar.
6. Desabafe quando precisar
Eu já fiz isso inúmeras vezes e posso garantir que o resultado é sempre ótimo. Sabe quando a sua cabeça está cheia de pensamentos confusos, ou você precisa tomar uma decisão muito importante e não tem ninguém por perto pra te dar um conselho? A gente perde o sono, se afoga em lágrimas, come um pote de Nutella, mas no fim nada parece diminuir a ansiedade ou o nervoso. Quando eu estou em situações como essa, a primeira coisa que faço é escrever. E aqui eu não me preocupo em escrever com letra bonita, ou gramática certa. O que vêm na cabeça eu coloco no papel.
É mais ou menos como se fosse uma terapia com você mesmo. Quando a gente fica com os pensamentos só na cabeça, às vezes é difícil chegar em alguma solução porque as ideias ficam soltas. Quando você escreve, elas se materializam e fica muito mais fácil de entender porque você está se sentindo daquela forma e o que precisa fazer para resolver o problema ou se sentir melhor.
7. Separe suas ideias em listas
Criar listas é uma das minhas atividades preferidas. Ainda mais naqueles dias em que parece que dá uma louca na gente e a cabeça começa a fervilhar ideias sem parar. Não deixe de anotar nenhuma delas.
Mas já aconteceu com você de anotar uma ideia, lembrete ou recado e depois não entender o que escreveu, ou não lembrar do contexto? Para evitar que isso aconteça, separe a sua lista por temas. Por exemplo, no meu bullet journal, eu separei uma página só pra anotar ideias de temas para posts do blog, outro para publicações no instagram e por aí vai.
Veja também: 32 ideias de listas para seu bullet journal – diário em tópicos
Só quem tem um diário em tópicos conhecem o poder que um papel e caneta têm juntos. Se você gostou e quer ver mais inspirações para você começar o seu, confira o nosso mural de inspiração no Pinterest aqui.
Espero que tenha gostado das dicas! Até a próxima.
Adorei o post! Eu uso o bujo como método para me organizar e adoro a simplicidade e praticidade! No meu A.Craft eu deixo um bloco de planner trimestral para anotações da faculdade e os outros três blocos são todos para o bullet journal. Além de funcional, o bujo é uma espécie de hobby para mim!! 🙂
Olá Jaqueline!
Oba! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo do post!
Achei bem legal a forma que você usa o seu planner A.Craft. Eu uso ele mais ou menos da mesma forma, gosto da liberdade de escrever em um bullet journal, mas gosto de ter um layout de planner pronto pra deixar anotado as coisas que tenho pra fazer ao longo da semana!
Faço do bullet journal a minha terapia! 🙂
Muito obrigada pelo seu comentário!
Adorei seu post, Liana.
E vamos remodelando o Bujo, porque, como dizia minha avó: quem fica parado é poste 🙂
Nossa que artigo bom,gostei muito.
Vou ler o resto no site. vou recomenda bj
Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.
a equipe esta de parabens, recomendo.
vou compartilhar no facebook.
Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!
eu uso o meu como diário anoto os acontecimentos do dia os eventos entre outros, está certo isso ?
Sensacional. Eu sigo diversos perfis que criam bullets Journals, mas eu nunca tinha começado a fazer um. Decidi começar agora no mês de Novembro. Estou com pouca criatividade, porém buscando referências para me ajudar. Parabéns pelo conteúdo. Abraços.