Para mim, um dos segredos para fazer doodles coloridos é pensar simples e usar o material a seu favor.
Para eu pensar simples, me forço a fazer desenhos pequenos limitando a área onde desenharei. Para doodles, tento limitar até 5x5cm, desta forma eu não uso milhares de cores e formas, justamente porque não cabe e isso funciona muito!
Essa dica maravilhosa veio do designer japonês Katsumi Komagata. Ele cria livros infantis muito simples, porém com grande poder de comunicação.
Acho os livros dele geniais, vale muito a pena dar uma olhadinha em algumas páginas na internet. Ele dizia que para conseguir o resultado dos seus livros, usava um sketchbook muito pequeno e era justamente, isso que o forçava comunicar corretamente sua ideia com pouquíssimas formas e cores.
Achei o pensamento dele incrível e comecei a aplicar. Essa ideia não é uma regra, mas para o estilo dos doodles funciona muito bem.
E esta é a primeira dica para fazer um doodle colorido que dou:
Dica 1 – Faça desenhos pequeno
Não precisa ficar medindo sempre com a régua, mas tente imaginar uma área pequena para desenhar e faça um quadrado a mão livre para limitar a área do desenho.
Dica 2 – Perca o medo de errar
Use uma folha separada, não precisar usar o seu stechbook se tem medo de errar ou se não tem certeza se a caneta vaza para o verso do papel.
Dica 3 – Copie doodles
Na internet tem uma infinidade de opções. Se quiser pode dar uma olhadinha na nossa pasta do Pinterest, já tem bastante coisa.
Mas tente escolher os que possuem poucas cores e formas bem simples.
Dicas 4 – Use materiais que te ajude a pintar e desenhar.
Os doodles que ensinarei neste post têm um preenchimento maior, por isso escolhi as canetas ponta pincel para pintá-los. Usei 2 tipos de canetas ponta pincel:
A Koi, da marca Sakura, cor laranja pálido que você encontrar aqui e a verde peacock, que você encontra aqui.
E a Le Plume, da marca Marvy que tem um efeito similar ao das Copic e você pode encontrar a cor azul claro aqui e a cor marrom claro aqui.
Usando elas deitadas você consegue preencher uma área maior.
E usando elas quase 90° com o papel, você consegue definir melhor o contorno do desenho.
Estes 2 tipos de caneta tem uma pequena diferença, a Koi, por ser a base de água, marca um pouco mais quando sobrepõe traços e pode ou não atravessar o papel se dependendo da espessura do papel e se passar várias vezes a caneta sobre o papel pintado.
Já a Le Plume, por ser à base de álcool, funde os traços quando sobrepostos, porém ela atravessa o papel manchando o verso da folha. Por este motivo aconselhamos não usá-la diretamente no planner ou bloco que tenha folhas finas e que irá escrever no verso da folha.
O melhor é sempre testar as canetas para você conseguir perceber os limites e efeitos de cada tipo de caneta.
Veja na imagem:
E, por fim, usei a caneta nanquim Uni Pin 0.05 mm para dar um toque especial aos doodles coloridos.
Agora que você já viu as dicas, vamos ao passo a passo:
Passo a passo 1
Passo a passo 2
Passo a passo 3
Passo a passo 4
Passo a passo 5
Passo a passo 6
Passo a passo 7
Passo a passo 8
Depois você pode recortar os doodles coloridos e usar para decorar seu planner.
Se preferir tem uma cola em fita muito boa para isso, é esta aqui.
Caso você ainda não queira usar seus doodles, você poderá guardá-los na pasta plástica do seu planner ou bullet journal.
E depois de fazer os doodles coloridos você ainda poderá fazer um pouquinho de Brush Lettering com as mesmas canetas. Neste post há algumas dicas bem simples para fazer Brush Lettering e entrar também neste mundo maravilhoso.
Comente o que achou e se quer mais post de doodles, sugira tema ou estilo, assim a gente poderá dar mais dicas com conteúdo que seja legal e útil para você!
Um beijo!
Muito bacana, obrigada !!
Oi Carol. que legal que gostou.
Beijos.
Super legal ! Vou começar a treinar.
Obaaa.
Treina sim, Floraci.
Abraços!