Além de artesanato e crafts, uma coisa que eu aprendi a gostar é de escrever! Por isso, vou mudar um pouco de assunto e falar um pouco mais das minhas idéias, para que vocês possam conhecer melhor esta blogueira.
Não é fácil receber e lidar com críticas, muitas delas nos deixam desanimados, desmotivados e nos fazem até desistir de seguir nossos sonhos.
À mais ou menos quatro anos atrás, eu não sabia receber críticas, recebia algumas, mas eu sempre as ignorava. Achava que as pessoas eram invejosas, que estavam querendo me deixar pra baixo, enfim! Mas o que eu não percebi, é que as pessoas que faziam isso, eram justamente as que mais queriam o meu bem! Não me lembro bem quando passei a refletir mais sobre os comentários que recebia, mas desde então, isso tem me ajudado muito! É claro que você não deve aceitar todas as críticas como verdades absolutas, mas vale muito a pena parar e refletir, com calma e sinceridade, para ver se aquilo faz algum sentido ou não para você!
Você inclusive poderá tirar vantagens disso, pode tornar-se uma pessoa ainda melhor! Para ilustrar tudo isso que estou dizendo, vou lhes contar uma história verídica que aconteceu comigo recentemente.
Eu estava pensando em vender apostilas e kits para costurar bonecas de tecido em uma lojinha online. Escrevi todo o passo a passo na apostila, montei o kit com os tecidos, agulhas, lã para os cabelos, estava tudo prontinho! Mas eu ainda não sabia se o kit teria demanda, então resolvi criar a loja em um lugar relativamente barato. Pesquisei bastante, e descobri que é possível vender pelo Facebook, e como já havia criado a fanpage, ficaria tudo mais fácil. Coloquei os produtos na lojinha e pronto! Toda orgulhosa, fui mostrar para o meu namorado. Ele olhou com um olhar de reprovação e disse que achava que a lojinha estava muito ruim, fraca e que não inspirava confiança. Minha mãe presenciou esta cena e à noite, antes deu eu dormir, veio conversar comigo. Ela disse que queria ver a lojinha e que achou que o meu namorado tinha sido muito duro comigo, mãe é mãe né? Mas eu expliquei à ela que ele estava dizendo aquilo para que eu não criasse falsas expectativas e me incentivou à pensar em outros meio de vender o produto e testar outros produtos. Aquela crítica serviu como uma chacoalhada, e me motivou a aprimorar minhas idéias.
Estou lendo um livro de empreendedorismo chamado “O toque de Midas” do Robert T. Kiyosaki e Donald J. Trump. Em um trecho do livro, Trump comenta que tinha um amigo que trabalhava no mercado financeiro e tinha sempre a aparência doente e infeliz, e disse à ele que ele parecia um perdedor. Palavras muito duras, com certeza, mas que o fizeram parar para refletir e trocar o ramo de trabalho para um que realmente gostasse.
Fica aqui a minha dica para você refletir. Qual é a sua atitude frente à uma crítica? Você nem dá bola para o que os outros falam para não se chatear, ou para pra refletir com calma e sinceridade sobre o que ouviu e tenta melhorá-lo?
Olá Liana! Ótimo post! Realmente, receber críticas não é nada fácil, é preciso aprender a lidar com elas… acho que eu ainda não sei lidar bem, mas não tem jeito, a gente tem que aprender, mais cedo ou mais tarde. Realmente, quem critica, em geral, é porque nos quer bem. Quem não está nem aí não vai perder tempo de querer de alertar sobre coisa alguma. E tem outra, para ser sincero a ponto de dizer alguma coisa que pode nos soar rude tem que ter coragem, e geralmente não se faz isso por alguém de quem não se goste.
beijos!
Dani
Olá Dani,
Realmente o lado do crítico é muito delicado. Pode ser muito arriscado você criticar alguém, às vezes por ela não estar acostumada à tamanha sinceridade ou por falta de maturidade. Não que eu sege uma pessoa madura, muito pelo contrário, mas acredito muito que isso é uma das coisas que me fez crescer muito como pessoa, e foi o principal motivo de ter escrito este post.
Sempre ouço dizer que amigos de verdade dizem a verdade, por mais dura que ela possa ser, mas sempre estarão lá para apoiá-lo no que for preciso! Quem tiver amigos assim, é uma pessoa de muita sorte!
Na maioria das vezes o critico sempre se pega em um detalhe verdadeiro da questao apresentada fazendo c isso q o criticado fique magoado, mas só erra quem faz… quem se expoe… quem tem coragem… Criticar e apresentar a dificuldade e/ou como solucionar o motivo da critica por mim sempre é benvindo. Fora isso existe o inusitado q, vez por outra contraria os críticos, pois nem tudo que balança cai e nem tudo q reluz é ouro…
Olá Maria Alice,
Gostei muito do se comentário! Concordo plenamente quando você diz que devemos fazer algo, mesmo que aquilo possa gerar críticas ao nos expormos. Acredito que a melhor forma de criticar alguém é falar sobre o aspecto negativo, e após isso, dar possíveis soluções ou melhorias. Isso mostra que a pessoa está realmente querendo te ajudar!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Um grande abraço
Liana
Legal o seu post.Acredito que nós – artesãs – devemos sempre expor os nossos sentimentos e essas verdades que temos no nosso dia a dia.Recebo as críticas e as analiso com carinho e busco ver se há verdade naquilo que a pessoa fala ou falou…Enfim… Fazer o que se gosta e ainda ganhar dinheiro com isso é muito bom, não é?Fique na paz! Um beijo, Aline.
Olá Aline!
Amei o seu comentário! É muito bom dar uma variada nos temas e escrever sobre algo mais pessoal, o meu intuito é que vocês me conheçam melhor e que compartilhem suas opiniões na nossa comunidade craft. Fico feliz que tenha gostado do tema. Eu admiro muito as pessoas que tem auto-crítica, pois raramente encontro pessoas assim.
Obrigada pelo seu comentário!
Um grande abraço!
Liana
oi Liana
críticas são sempre bem vindas mas, desde que feitas com carinho e respeito…. algumas servem para que possamos refletir, outras para nos irritar (aquelas que as pessoas fazem nos desencorajando naquilo que estavamos cheias de entusiasmo…”dá uma raiva”!..)
desejo que vc não desanime e leve á frente os seus projetos…. e, quanto a crítica do seu queridinho, ´não esquente a cabeça, maridos são “GERALMENTE” assim mesmo,no principio dizem que está tudo “horrivel” mas depois acham que somos maravilhosas, kkkkk(detalhe sou casada há 48 anos)…… beijocas
Olá Virgínia!
Muito obrigada pelo seu comentário! Eu Realmente ficava muito irritada quando alguém nos faz uma crítica nos desencorajando de realizar alguma coisa que queremos muito! Mas não acho que os desencorajamentos e algumas críticas mais duras sejam ruins. Quando meu namorado criticou a lojinha que eu havia criado, ele estava certíssimo! Eu que não queria enxergar que aquilo não iria para frente. Ele abriu meus olhos, e quando ele viu que eu havia reconhecido as minhas falhas, me incentivou a pensar em outras formas de vender o meu kit!
Eu sei que dá muita raiva, mas precisamos refletir com muita sinceridade, se o que foi criticado é verdade ou não. Isso têm me ajudado demais!
Mais uma vez, obrigada pelo seu comentário!
Um grande abraço
Liana
Adorei seu post,na verdade estou na mesma situação,tenho muita vontade de fazer bonecas de pano para vender mas na verdade sempre ouço as pessoas falando que é difícil que nimguém dá valor e blábláblá.O que tento pensar é que vou conseguir porque quero muito!Seu texto me inspirou muito!Adoro seu blog!
bjs
Olá Elisângela!
Muitas críticas nos desanimam mesmo, é preciso ter muita determinação para seguir em frente! Acho isso super importante. Mas antes de seguir em frente, precisamos refletir se alguma das opiniões não tão positivas que recebemos, são verdadeiras. Realmente o mercado de artesanato em geral não é fácil, os produtos são bem mais caros por serem feitos um a um manualmente. Mas acho que não devemos mergulhar de cabeça sem antes termos o mínimo de segurança para isso! Faça seus testes de vendas de bonecas, e se não der certo, verifique aonde você errou e corrija na próxima tentativa, porque afinal, é errando que se aprende não é? E como agente erra nessa vida…
Muito obrigada pelo seu comentário! Eles são muito importantes para nós!
Um grande abraço!
Liana
Olá Elisângela!
Muitas críticas nos desanimam mesmo, é preciso ter muita determinação para seguir em frente! Acho isso super importante. Mas antes de seguir em frente, precisamos refletir se alguma das opiniões não tão positivas que recebemos, são verdadeiras. Realmente o mercado de artesanato em geral não é fácil, os produtos são bem mais caros por serem feitos um a um manualmente. Mas acho que não devemos mergulhar de cabeça sem antes termos o mínimo de segurança para isso! Faça seus testes de vendas de bonecas, e se não der certo, verifique aonde você errou e corrija na próxima tentativa, porque afinal, é errando que se aprende não é? E como agente erra nessa vida…
Muito obrigada pelo seu comentário! Eles são muito importantes para nós!
Um grande abraço!
Liana
Oi Liana.
Olha, estou começando a costurar agora. Sempre tive vontade de criar e nunca soube o que fazer.
Usei a máquina da minha sogra durante um mês, pra saber o que eu realmente queria fazer. Bom, me apaixonei e hoje tento fazer de tudo. Te confesso que em 90% das vezes, sai tudo horrível. O seu site tá me ajudando bastante, descobri a pouco tempo pelo google, e já tirei moldes e muitas idéias. A respeito das críticas, eu acredito que o ser humano já tem por essência não gostar de ser criticado. Eu, leonina, não sei lidar com crítica de forma algum. Fiz umas bolsas uma vez, e fui mostrar pro meu marido, ele puxou as alças e elas soltaram. Ele disse pra mim, “Tá ruim…a costura não aguenta”. Quase não acreditei, fiquei triste e pensei até em desistir, até que ele conversou comigo e disse ter falado aquilo pro meu bem, afinal de contas, se quero ganhar dinheiro com isso, preciso ter qualidade. Eu acho que críticas, voce aceita, dependendo de quem faz. Alguém que te ame e te queira bem, não quer te magoar. Mas hoje em dia, tem mais gente invejosa, que amorosa.
De qualquer forma, e esquecendo esse assunto, voce ganhou uma seguidora nova. To adorando cada post seu. E se precisar de qualquer ajuda, nem que seja preu te mandar os meus erros e voce corrigir, eu estou aqui. È muito bom saber que tem gente que ainda gosta de ajudar os outros, pelo simples prazer de ajudar. Voce tá sendo de grande ajuda!
olha, minha querida… voçe me ajudou a encarar as diferentes situaçoes , da vida com coragem. valeu a dica! obrigado, pelo simples gesto.
Esse post me fez parar. Estou vivendo uma situação familiar relacionada à isso há muito tempo. Eu tenho uma cunhada da qual sempre gostei, mas aos meus olhos ela sempre teve um defeito grave: falar mal das pessoas. Eu sentia que nossa amizade só funcionava porque eu não falava realmente o que pensava sobre isso, mas eu não gostava de ouvir. Fui aos poucos me afastando, até que numa oportunidade, eu falei o que eu pensava frisando que gostava muito dela e que o defeito era meu por não aceitá-lá do jeito que era. Na hora ela aceitou ouvir, mas hoje 4anos depois, a gente mal se fala e as 3 filhas dela viram a car pra mim. Evitamos o mesmo ambiente, embora eu já tenha tentado uma reaproximação. Eu não me arrependo de ter falado, a boca fala aquilo do que o coração está cheio, mas sinto muita falta dela. Cheguei à conclusão de que não tínhamos uma amizade. Era outra coisa. E hoje me policio muito antes de falar alguma coisa que acho que as pessoas não querem escutar. Acho isso triste, mas é mais fácil viver assim.
Hoje mesmo eu fiz uma crítica ao meu novo chefe. Pensei que seria bom para ele saber minha opinião sobre as qualidades que achava melhor no chefe antigo, mas também falei das qualidades que achava melhor nele.
O resultado foi bom porque somos bastante amigos, mas temos que pensar bastante antes de criticar alguém. Tem gente que realmente não aceita críticas de forma alguma.