A primeira vez que eu vi aqueles bullet jounals com palavras todas decoradas e com uma escrita maravilhosa, que até pareciam feitas por um calígrafo, corri para tentar fazer também. Eu peguei uma caneta qualquer e tentei copiar, e claro, não funcionou muito bem.
Tenho que confessar que às vezes minha ansiedade me mata rs! Meu primeiro erro básico foi não pensar no material que eu estava usando, pois algumas canetas podem ajudar bastante a desenhar certos estilos de letra. Depois disso, resolvi ir com calma, pois se o material influencia para conseguir desenhar as letras daquele jeito, acredito que existam muitos outros truques que também me ajudarão a desenvolver a técnica. Então fui pesquisar na internet e em livros, e descobri uma infinidade de dicas que me ajudaram muito.
E é isso que gostaria de compartilhar com você.
Dica 01 – O nome da técnica
Eu sabia que as pessoas chamavam essa palavras decoradas de lettering, então fui pesquisar como fazer. Acabei descobrindo que existem vários tipos de lettering. A que eu queria fazer eram aquelas letras com variação de espessura, sabe? E ela tinha um nome específico, brush lettering. A partir daí, a busca por informação foi muito mais assertiva.
imagem: studykouffee
Dica 02 – A caneta
Comecei pesquisando sobre o material. Para essa técnica usamos uma caneta especifica, que é a caneta tipo pincel ou brush pen, termo em inglês. Elas têm a ponta flexível, de feltro ou sintético e em formato de cone, como um pincel. O comprimento pode variar.
Você poderá encontrar essas canetas aqui.
Essas canetas têm a ponta em feltro, flexibilidade e comprimento médio, ótimas para quem está começando, pois são mais fáceis de controlar.
Você pode fazer a técnica com pincel e tinta, desde que esse pincel tenha a ponta com formato de cone também. Mas aconselho começar com as canetas pois é mais fácil controlar. Além disso, não precisa ficar colocando tinta e não precisa usar folhas muito grossa para a tinta não ultrapassá-la, uma folha 90g/m² é o suficiente.
Dica 03 – Termos técnicos da letra e linhas guia
Na técnica do brush lettering é importante conhecer algumas partes da estrutura da letra para conseguir analisar a escrita e deixar o desenho das letras todo padronizado, formando uma “família”. E se quiser quebrar esse padrão, você saiba onde e quando aplicar as variações no desenho de cada letra e ainda ficar um desenho de letra bonito e harmônico.
Acompanhe na imagem os termos listados abaixo:
ALGUNS ELEMENTOS DA ANATOMIA DAS LETRAS:
- Ascendente: parte da letra fica acima da linha media
- Descendente: parte da letra fica abaixo da linha base
- Altura X: altura que vai da linha base até a linha média das letras minúsculas
- Olho: é o espaço em branco, que se forma por uma letra totalmente fechada, como a letra “O”, por exemplo.
- Loop: curvas tipo espiral que podemos fazer em algumas partes das letra
LINHA GUIA:
- Linha base: é a linha onde a base das letras encostam, sem incluir suas partes descendentes
- Linha média: é a linha onde o topo das letras encostam, sem incluir suas partes ascendentes
- Linha ascendente: é a linha onde o topo das ascendentes das letras encostam. Em geral a altura entre a linha média e a linha ascendente é igual à altura X. Mas podemos mudar essa medida para criar desenhos de letras diferentes
- Linha descendente: é a linha onde base das descendentes das letras encostam. Em geral a altura entre a linha base e a linha ascendente é igual à altura X. Mas podemos mudar essa medida para criar desenhos de letras diferentes
Use um caderno com um grid, como o quadriculado ou o pontilhado facilita para criar linhas e manter um padrão de altura e largura das letras.
Dica 04 – Segurando a brush pen
Outro detalhe me ajudou bastante foi segurar a caneta próxima à ponta. Consegui mais firmeza e segurança ao escrever e tente deitá-la em uma angulação de 45º do papel. Isso me ajudou a fazer os traços grossos e finos com mais facilidade. De qualquer forma, tente segurar de jeitos diferentes. O ideal é você encontrar o jeito mais confortável para fazer seus letterings.
Dica 05 – Controlando a pressão com a caneta
O que caracteriza o brush lettering são as variações de espessura ao escrever cada letra. Conseguimos isso com a pressão que aplicamos ao subir e ao descer cada traço que fazemos. Basicamente quando sobe o traço é fino e quando desce o traço é grosso, como mostra na imagem seguinte.
Agora chegou a hora da parte mais legal, por a mão na massa. Uhuuu!
Abaixo disponibilizei uma folha em tamanho A4 com algumas formas básicas, traços retos, curvas, círculo, ondas, e loops para você treinar o brush lettering e conseguir controlar os traços grossos e finos quando estiver escrevendo.
Treinamento com freebie 1 – Formas básicas
Esse treinamento é muito bom para você se acostumar a controlar a pressão para fazer o traçado fino e grosso, pois são formas bem simples e mais fáceis para reproduzir. Com muito treino você se acostuma, mas tem que persistir.
Baixar printable grátis - treinamento 1
Treinamento com freebie 2 – Alfabeto minúsculo
Quando sentir que já estiver familiarizado com a pressão que deve aplicar em todas essas formas básicas, você pode começar a desenhar as letras do alfabeto. Treine letra por letra, acompanhe os números indicados no exemplo, eles são a sua orientação para a construção da letra, não tenha pressa, faça uma etapa por vez, sempre trabalhando o traço fino para baixo e o traço grosso para cima.
Baixar printable grátis - treinamento 2
Dica 06 – Compondo palavras com brush lettering
Você deve estar pensando: “Ok, já treinei bem as letras, mas quero compor palavras logo.” Então chegou o momento e também há uma dica bem legal para isso.
Faça o seguinte, desenhe uma letra por vez e, para juntar uma letra com a outra, basta sobrepor o início da letra seguinte com o final da letra anterior, como na imagem abaixo. Escreva com calma, é difícil acertar de primeira. Mas, aos poucos da pra ir corrigindo os locais que errou e ir melhorando. Você vai ver que com treino a escrita ficará natural e mais rápida.
Treinamento com freebie 3 – Compondo algumas palavras
Separei algumas poucas palavras para treinar a junção das letras. Faça pausas a cada letra que desenhar, não tenha pressa e tente lembrar do treino 2, que desenhou o alfabeto minúsculo. Tente manter um padrão de largura e altura das letras.
Baixar printable grátis - treinamento 2
Dica 07 – Melhorando o desenho da letra
- 7.1 Mantenha a mesma inclinação da letra
- 7.2 Tente padronizar a abertura dos elementos similares das letras, por exemplo, todos os olhos iguais, todos os loops iguais e assim por diante.
- 7.3 Corrija o traçado mais grosso, sobreponha uma segunda pincelada para corrigir o traço que não ficou grosso como deveria.
Espero que gostem dessas dica e treinem bastante, a cada treino a gente melhora e se apaixona cada vez mais pela técnica.
Comentem abaixo o que acharam do post e como estão se saindo.
Beijos!
Natália, vc salvou minha vida!! *______*
Eu tenho o planner de vcs e sempre vejo as novidades além de salvar várias ideias no pinterest. E me encantei por essas canetas na liberdade, em São Paulo. Mas não estava conseguindo me adaptar com elas… Com essas dicas vai ficar muito mais fácil de fazer!! Brigadão! <3
Oi Marjory, tudo bom?
Que legal!!! Fico muito feliz em saber que o post foi útil para sua compra. rs
Treine sempre, nem que seja 2 palavras por dia, você vai ver o quanto a gente evolui. Tem um livro muito bom que pode te ajudar também: https://www.amazon.com.br/Ultimate-Brush-Lettering-Guide-Step/dp/0998558508/ref=sr_1_13?ie=UTF8&qid=1493988020&sr=8-13&keywords=lettering
Bom treino!
Abraços!
Em “Elementos da anatomia das letras “no quesito “Descendente” há um erro, dizendo que é a parte da letra que fica ABAIXO da linha base…não seria ACIMA??!
Muito obrigada Treinando agoraaaa….
Natalia, parabéns pelo post. Muito bem feito!!!
Achava lindo mas não pensei que conseguiria, e graças a seu post esta dando tudo certo!!!
Muito obrigada!
Ps.: Seria muito pedir o treinamento do alfabeto maiúsculo… hehehe!
Oi Fabiana.
Que legal! Fico muito feliz em saber que está dando tudo certo!
Menina, compartilha com a gente! Estamos super curiosos pra ver suas artes!!!
Não seria muito não, rs. Acredito que no fim desse mês liberaremos o freebie para treinar o alfabeto maiúsculo!
Abraços!
Esse post foi demais, eu simplesmente amei.
Obrigada por dividir seu conhecimento, agora é treinar e treinar muito.
<3
Parabéns!
Oi Camila!
Também amei seu comentário! Muito feliz em saber que o post está sendo útil!
Isso, treine muito e compartilhe com a gente, queremos ver, rs.
Abraços!
Natália, que post foda. Amei!!
Vou muito fazer esses exercícios, quero aprender a escrever com estas canetas já faz tempo e sempre que tento, me sinto muito péssimo rs
Link salvo, em breve veremos os resultados rs
Bjs =P
Oi Paulo. que legal! Muito bom saber disso!
Paulo liberamos outro freebie com o alfabeto maiúsculo, está no fim desse post: https://www.acraft.com.br/materiais-para-caligrafia-e-lettering/
Depois compartilha com a gente se está conseguindo e queremos ver seus letterings, ok?!
Abraços!
Ai, amei seu post =D
Estou começando nesse mundo do bullet journal e estou amando cada dia mais!! Suas dicas vão me ajudar muuuito.
Oi Julia, tudo bom?
Que bom que gostou!
Espero que seja muito útil!
Mostra seu bullet pra gente aqui da A.Craft, estamos curiosos, rs.
Um grande abraço!
Natalia, eu te amo, heheh!
Comprei uma destas canetas há algum tempo achando que ia dar super certo fazer o brush lettering. Não preciso dizer que não funcionou, né? Esta arte requer muito mais do que caneta e papel, é preciso o material certo e muito treino, então, mãos à obra! Estes exercícios de caligrafia vão salvar o visual do meu planner e do meu bujo. Amei! Obrigada
Oie Joyce! Tudo bom?
hahaha Que legal! E quero ver o seu planner e bujo cheio de lettering, marque a gente no Face e instagram!
Uma dica: faça um pouquinho por dia, para acostumar sua mão. Você vai ver como sempre dá para evoluir.
Um beijo!
Nossa, muito bom é prático! Ajudou demais suas dicas. Suppeeerrr obrigada!
Oi Miriam.
Fico Muito feliz em saber que ajudou!
Eu que agradeço a mensagem!
Beijos!
Olá. ..gostei muito deste post.
Comecei agora a me interessar por lettering. ..Pois sou apaixonada por caligrafia artística. ..Mesmo sem saber fazer kkkk mas amo papelaria em geral. Logo logo estarei com meu planner A.Craft….bjos e obg.
Oi Elaine.
Caligrafia é linda! Também amo muito esse mundo.
E gostar é o primeiro passo para começar a fazer! 😉
Oba, logo logo sai o planner 2018.
Beijos!
Maravilhoso!! Justamente o que eu estava procurando!!
Oi Catarina.
Que bom que pudemos te ajudar, qualquer dúvida é só mandar uma mensagem pra gente.
Obrigada pela mensagem!
Beijos!
MUITO OBRIGADA!!!!!!!!! eu melhorei muito meu lettering com essas dicas, e principalmente com esses printtables. <333
Oi Sabrina, tudo bom?
Nossa, que legal!!! Muito bom mesmo saber disso!
Um beijo!
Oi Sabrina, tudo bom?
Fico muito feliz em saber que melhorou!
Um grande abraço.
Ótimo post! Estava passando pelos seus mesmos questionamentos. Obrigada pelas dicas
Muito bom
Baixei os arquivos para treinar. Estou animada!
Parabéns. Beijos!!!!
Ah. Sou canhota, um desafio e tanto. Mas acho que consigo
Oi Yara, tudo bom?
Que legal! Treina sim, para canhotos me parece bem mais difícil.
Depois que treinar me fale se conseguiu, quais as dificuldades que teve.
Um beijo!
Oi Yara, tudo bom?
Deve ser um desafio maior mesmo para quem é canhoto, mas acredito que tudo é treino.
Depois compartilha com a gente seus estudos e seus desafios.
Abraços!
Amei !!! 1º post completo sobre brush lettering que encontro, e em português !!!
Cara, era exatamente isso que eu tanto procurava, mas agora achei!! uhuuuuu…bora treinar!!!
Valeu e continue nos inspirando!!!
Oi Marcos, tudo bom?
Que legal que pude ajudar!
Depois mostra pra gente como está saindo seus estudos de lettering.
Grande abraço!
oi Natalia!
Amei teu blog! E copie td!! Adorei tuas explicações e dicas, obrigada por compartilhar!
Bjos Vera
Oi Vera, tudo bom?
que legal Vera, treina bastante e compartilha com a gente.
Grande abraço!
Esse post é perfeito! *—*
Quero começar logo a técnica mas sou do RJ e não tenho muita facilidade para encontrar essas canetas.
Bjs
Oi Andressa.
Obrigada!
Vendemos as canetas na nossa loja online.
Abraços!
Amei!!! Vou treinar. Obrigada.
Obaaa.
Treina sim.
Abraços!
Adorei o post e o material! Bora treinar!
Uhuu.
Bora treinar!!!
Conta pra gente como está indo o treino.
Abraços!
Você foi muito generosa nesse post! Meu PRIMEIRO treino será com o seu material. Obrigado!
Oi Juliana.
Estou muito feliz em saber disso!
Um grande abraço!
Sensacional! Já tenho todo o material, mas me sentia perdida para começar! Super obrigada por compartilhar!!!
Muito obrigada, ótimas dicas.
Genteeeee melhor site da vida para nos orientar e ensina muito…ameiiii…parabéns e obrigado por compartilhar.
Gostei muito! Faça mais posts sobre a caligrafia artística! Eu estou aprendendo e amando!
Guria do céu! Que post maravilhoso e cheio de detalhes, arrasou sério! Muito obrigada pela paciência em explicar tudinho aqui. Já fiz download dos freebies e vou começar a treinar pra ontem! Beijão
10/10, amei <3
Adorei as dicas. vou começar a treinar 🙂
Primeiro parabéns pelo matéria bem explicada, ajuda muito, principalmente se você estiver começando treinar! Muito obrigada pelo material ❤️
Muito bom ,para que está iniciando é essencial
Maravilhoso o post Natalia… Parabéns…Me ajudou muito, obrigada ❤️??
Ahhh que bacana! Adorei!!! Muito obrigada!!! Já baixei o material e vou hoje mesmo ver se acho as brush pen aqui na minha cidade!!! Obrigada mesmo!!!
Que fofa você por compartilhar seu conhecimento!
Procuro cursos de lettering o tempo todo e são muito caros! As suas dicas são excelentes e com certeza vão me ajudar muitoooo. Obrigada por compartilhar!!!
Eu estava há tempos curiosa sobre o assunto e queria muito aprender, mas as dicas que encontrava era pra quem já tinha noção.
Achei teu blog e me apaixonei.
Parabéns e sucesso para o seu talento e gratidão por compartilhar com as pessoas o teu conhecimento.
Abraços!