Uma das melhores coisas que aprendi nesses últimos anos e que tem me ajudado muito, foi sempre carregar um caderno junto comigo! Você nunca sabe quando uma boa ideia vai chegar, então é importante estar munido de lápis e papel sempre. Já tentei usar o celular para essas coisas, mas comigo não funcionou muito. Prefiro mil vezes o bom e velho caderno! Descobri que carregar um caderno pequenininho, que cabe em qualquer bolsa, é muito mais eficiente para anotar ideias.
Pensando nisso, fiz uma lista com 7 dicas e vantagens que te convencerão a carregar um caderninho sempre com você:
1. Recorte e cole
Se tem uma coisa que eu amo fazer é colagens nos meus cadernos. Se você amou uma imagem em um jornal, revista, cartão, uma embalagem fofa, uma folha caída no parque ou o que for, cole nesse caderno, encha ele de coisas inspiradoras! Enriqueça sua fonte de inspiração com tudo que quiser!
2. Não misture lembretes com ideias
Eu gosto de dividir o meu caderninho em dois. Do começo até a metade eu escrevo as minhas ideias e do meio para o fim, escrevo os lembretes. Acho que o estado mental de ler essas duas coisas é diferente! Aproveite o momento do dia em que você está mais tranquilo e criativo para ler suas ideias, as outras podem ser usadas para ler os lembretes!
3. Reveja suas anotações no mesmo dia
Dou essa dica por experiência própria! Já não dá pra contar nos dedos quantas coisas que anotei no caderno já não me empolgam mais por ter esquecido a essência ou o que estava pensando em alcançar à partir daquela ideia.
4. Desenhe no caderno
Eu sou péssima desenhista, mas adoro o efeito dos desenhos nas minhas anotações! Eles deixam elas mais didáticas e muitas vezes mais divertida de ler e reler. Às vezes um desenho pode facilitar na hora de escrever uma ideia.
5. Nunca descarte uma ideia
Várias vezes já aconteceu comigo, em horas de entusiasmo e euforia, de escrever uma ideia muito audaciosa que depois, em um momento mais “pé no chão” não parece mais tão boa assim. Mesmo assim gosto de guardá-las, pois elas podem se transformar em muitas outras.
6. Não confie em seu cérebro
Você deve ter ouvido essa dica muito aqui no blog e pela internet afora. Anote todas as suas ideias, sério! Prometo que você não irá se arrepender! No fim do dia dê uma olhada nas suas anotações e veja qual delas você pretende investir tempo e quais ficarão para um futuro próximo.
7. Anote suas ideias em apenas um lugar
Às vezes eu anotava um tema de pauta para o blog, em um papel, outro tema em outro e no fim eu me perdia toda. É muito mais prático concentrar tudo em um lugar só. Se isso não for possível, monte uma pastinha e guarde tudo lá!
Lá na loja A. Craft você encontra vários cadernos super bacanas para carregar e levar em qualquer lugar! Dá uma olhadinha nos modelos novos que chegaram! 😉