O planner é um recurso que combina agenda e diário na medida certa. Há pessoas que fazem decorações, colagens, praticamente criam páginas que mereciam ser emolduradas. Mas se você não é do tipo que gosta ou não tem tempo de decorar o planner e prefere algo mais minimalista ou prático, esse post é para você. Separei várias dicas sobre como criar um planner minimalista, fazendo o uso das páginas de forma clean e eficiente para o seu planejamento.
Como criar um Planner minimalista
Necessário, somente o necessário
Esta é a primeira regra para criar um planner minimalista. Como estes caderninhos oferecem várias possibilidades, é fácil escrever demais e perder o foco. Para evitar que isto ocorra:
- Defina áreas essenciais para cada parte de seu Planner. Uma boa estratégia é dividi-lo em compromissos de trabalho, pessoais, sociais e gerais;
- Pare e pense naquilo que é realmente importante que você anote. Separe suas metas em ordem de importância, data, e tempo para realizá-las.
Regrinhas importantes para o seu Planner
Depois de definir o formato e o conteúdo, é hora de usar seu planner de forma correta e efetiva. O melhor que você tem a fazer é não descuidar de alguns detalhes:
- Prefira sempre escrever no papel. Apesar de todos os benefícios que a tecnologia moderna nos oferece, ao se organizar anotando tudo à mão, você materializa suas ideias e planos e fica um pouco mais perto de atingir seus objetivos.
- Leve seu planner sempre com você, e use-o. Esta é vantagem de optar pelo minimalismo. Além de tudo ficar mais organizado, é mais fácil usá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar;
- Um planner pode ser usado não só para aumentar sua organização e produtividade, mas também para deixar sua cabeça mais leve. Use isso a seu favor e organize seus pensamentos por escrito.
Construindo seu planejamento, tijolinho por tijolinho
Uma última dica valiosa para criar seu planner minimalista é estruturá-lo com o maior nível de planejamento possível. Para isto, tenha em mente o seguinte:
- Não há um jeito certo ou específico sobre como se organizar com o planner. Porém, se você pensar em uma estrutura que funcione para sua organização, os resultados virão rapidinho;
- Também é importante considerar um espaço onde você possa simplesmente escrever só para esvaziar a cabeça. Para isso, vale usar aqueles espaços pontilhados ou encaixar folhas avulsas para complementar suas anotações.
O seu planner é um aliado poderoso para estes objetivos, então aproveite-o ao máximo e usufrua da melhor forma de todos os seus benefícios.
Bom dia,
Me nome é Wellington, e gostei muito dessa ideia do Planner , Bullet Journal. Vejo como uma forma mais descontraída de organizar as rotinas e acompanhar tarefas; gastos diários criar novos hábitos .
Gostaria muito que direcionasse um pouco mais para os Homens também. Homens em sua grande maioria não carregam bolsas e vejo no Bullet Journal uma solução para, aquelas anotações de momento, aqueles papeis que se perdem ou são lavados juntos com as roupas.
Desde já agradeço o espaço, sucesso e um grande abraço.