Skip to main content
search
0

Como melhorar a sua caligrafia para escrever no planner

By 25 de outubro de 2016Organizando tudo!

Olá, tudo bem? Hoje eu quero conversar sobre uma coisa que me atormenta desde que eu comecei meu planner e meu bullet journal: minha letra.

Sejamos sinceros. Se você usa o seu planner e o seu bullet somente para se organizar talvez você não se incomode com a sua letra. Mas eu curto muito o processo todo. Anotações, escrevo frases inspiradoras, faço listas. O bullet journal e o planner são uma espécie de hobie para mim.

E toda vez que eu abria o Pinterest ou o Instagram em busca de inspiração, queria sair correndo. Como que as pessoas conseguem ter letras tão lindas e maravilhosa?

Fui pesquisar a respeito e vi muita gente falando sobre as canetas. Como pesquisei em sites gringos, precisei da ajuda do Google Tradutor para descobrir do que se tratava cada uma delas. E adivinhem? Encontrei umas canetas que custavam muito mais do que eu pagaria.

Quando eu já estava quase desistindo da missão de finalmente conseguir praticar minha caligrafia, encontrei alguns sites que me explicavam o que fazer sem as canetas que custam os olhos da cara. Reuni as melhores dicas – que não envolvem canetas caríssimas – e estou trazendo para vocês!

caligrafia, lettering, planner, bujo, handwritting

Fonte: instagram penpapersoul

#1-O jeito que você pega na caneta

Aprendemos a segurar na caneta no jardim de infância, quando fomos aprender a escrever. Mas ainda assim, cada um desenvolveu um estilo próprio. Você deve se assegurar de que a caneta está bem firme na sua mão, e que você tem total controle sobre ela. Relaxe seus ombros e mexa mais o seu braço do que a sua mão em si.

#2-Comece do começo

Quando você estava no jardim de infância aprendendo a escrever, ninguém te colocou para escrever em linhas minúsculas. Primeiro você escrevia com canetinha ou com giz de certa e a sua letra era realmente grande (e irregular). Então, comece assim também.

Pegue um papel e vá treinando do tamanho que sair, sem se preocupar muito com um padrão de tamanho das letras. Mesmo que o seu A saia com 2 centímetros e o seu Z com 10. Tudo bem, vá com calma, você está só começando!

Você também pode começar com canetinhas ou até mesmo com lápis antes de se arriscar com as canetas ponta fina.

#3-Encontre inspiração

Se você não sabe por onde começar, nós montamos uma pasta no Pinterest com algumas letras que encontramos por lá.

Quando você está vendo e reproduzindo fica muito mais fácil do que você tentar criar algo novo, 100% do zero.

#4-Comece com letra de forma

Bom, essa dica está vindo da minha própria experiência. Eu selecionei algumas letras legais lá no Pinterest e comecei a tentar desenhar e devo admitir, as que eram de forma eram MUITO mais fáceis de fazer do que as letras cursivas. Então se você é tão iniciante como eu, encontre uma letra de forma que você goste e comece com ela

 

caligrafia, lettering, planner, bujo, handwritting

Fonte: instagram pepperandtwine

#5-Repita, repita, repita

As vezes eu tento correr antes de conseguir andar, o que não é muito bom. Já fui logo tentando desenhar o alfabeto inteiro. Primeiro desenhe a letra A e repita ela milhares de vezes antes de você se aventurar na letra B. Ninguém está com pressa aqui. O bom é que dá para dar uma relaxada na mente e quem sabe praticar um pouco de mindfulness enquanto treina?

 

#6- Treine com algo que você gosta

Depois que você já tiver treinado um milhão de vezes (ou mais) o seu alfabeto, é hora de começar a treinar as palavras. Uma boa forma de fazer isso é copiando frases motivacionais ou alguma outra coisa que você goste, como por exemplo poemas ou letras de músicas.

Você pode escolher um tema por dia e ir treinando, treinando, treinando. E é claro, você sempre pode treinar no seu planner e no seu bullet journal!

#7- Treine com diferentes tipos de canetas

Depois de tudo isso ter começado com canetas caríssimas, eu não poderia deixar de falar delas.

Você pode sim escrever com canetas comuns. Mas, se você quiser algo mais inspirador, que tal treinar com a caneta posca?

Você também pode treinar com as canetas de ponta super fina como a Staedtler.

Outras opções envolvem caneta tinteiro ou caneta pitt, da faber castel! Escolha uma para chamar de sua e passe a treinar com ela! : )

 

#8- Aprofunde-se no assunto

Se você for levemente geek, pode ser que você queira se aprofundar no assunto. Existem alguns livros bem legais sobre isso (só encontrei livros em inglês, nada em português).

A sugestão é que você pesquise um pouco sobre qual o tipo de escrita que você gostaria de se aprimorar e só depois compre os livros.

A Amazon tem uma seção só de Caligrafia, que você pode encontrar aqui. É claro que eu já estou querendo todos.

 

Agora que você já sabe por onde começar a treinar sua caligrafia, que tal tirar uma foto dos seus treinos, postar no instagram e marcar a gente? (@acraft_oficial) vamos adorar ver o seu progresso!

 

Obs: imagem principal do post retirada do instagram mnliable.

Salvar

Salvar

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Author Alana Dizioli

More posts by Alana Dizioli

Join the discussion 2 Comments

  • Alessandra disse:

    Que bacana! Acho um barato essas letras rebuscadas! A minha letra é até boazinha…rsrs fiz caligrafia qdo entrei na escola, mas não foi no Jardim! Rsrs
    Sou professora de ensino fundamental 1 (antiga 1ª à 4ª série, hj 1º a 5º ano), então minha letra tem que necessariamente ser bem escrita!
    Comprei o planner de vcs e tô louca p usar!

  • Irineu disse:

    Muito bom artigo obrigado

Leave a Reply

Close Menu