Olá, sou a Jackeline Braga, sou Designer de Moda, tenho 28 anos, estou descobrindo o prazer em cozinhar a própria comida, acredito que é possível ter uma alimentação mais saudável e gostosa e que as marmitinhas são ótimas aliadas para não “cairmos em tentação” na correria do dia-a-dia.
Depois que comecei a refletir um pouco mais sobre meu consumo alimentar, decidi fazer a minha própria comida para levar para o trabalho. No começo achei difícil., pensei que iria ficar o dia inteiro cozinhando, mas acredite, é possível fazer tudo de forma leve, divertida e prática.
Como preparar comida para a semana em 3 horas
Do que você vai precisar?
- Fita crepe para identificar suas marmitinhas e colocar data (caso queira preparar para longo prazo)
- Saquinhos para congelamento (eu costumo comprar aqueles de rolo) ou tipo ziploc
- Potinhos que possam ir ao congelador (no começo eu usava de plástico mesmo, e aos poucos fui inserindo os de vidro, por conta das substâncias tóxicas que o plástico libera ao longo do tempo).
- Avental
- Sua playlist favorita
- E cronômetro ou despertador para te ajudar a manter o foco, e se organizar cada vez mais para cozinhar dentro do tempo estipulado.
Acredito que tenha que ser um momento prazeroso, então aproveito para incluir o marido, seja para ajudar a picar algum legumes, temperar, conversar ou até beber um vinho.
Dicas para escolher o cardápio da semana
Antes de decidir o que cozinhar pesquiso quais são os alimentos da época. Além de serem os mais fáceis de encontrar, consequentemente são os mais baratos e ajudam a economizar.
Sempre escolho 2 opções de cada grupo alimentar para intercalar durante a minha semana.
Carboidratos: batata, arroz integral, batata doce, mandioca ou quinoa
Proteína Vegetal: Tofu, Grão de bico ou Cogumelo
Proteína Animal: Carne, Frango, Peixe ou Ovo
Legumes: couve flor, abobrinha, vagem, berinjela, cenoura , brócolis e chuchu
Verduras/Salada: alface, couve, repolho, tomate e pepino
Mas não se esqueça, para uma alimentação equilibrada e de acordo com a sua necessidade, procure um nutricionista.
Dicas de Preparo
Para o preparo indico iniciar pela opção em que leva mais tempo para ser feita, como uso da panela de pressão ou assados.
Ao utilizar o forno eu aproveito para fazer duas opções juntas. Ex. Filé de frango assado com batatas e cebola e legumes assado como berinjela, cenoura e abobrinha. Assim, já tenho várias opções para intercalar na semana e preparado de uma só vez.
Para o preparo de legumes a vapor, uma ótima dica para quem não tem panela elétrica, é uma cuscuzeira, pois ela é uma opção barata$ e fácil de encontrar.
Dicas de Congelamento
Para congelar legumes cozidos, uso a técnica do branqueamento. Deixo os legumes poucos minutos no vapor (ou em água fervente) e em seguida coloco em água gelada com gelo, até eles ficarem frios. Isso faz com que o cozimento pare, e mantêm a coloração e nutrientes. Espalhe os legumes em uma assadeira, leve ao freezer até eles ficarem firmes e transfira para saquinhos com zíper, assim eles não grudarão no congelamento e facilitará no momento em que for utilizá-los.
Com a comida pronta, eu já preparo as 5 marmitinhas da semana. As duas primeiras a serem consumidas eu deixo na geladeira, as outras 3 eu congelo. Para descongelar, eu transfiro do freezer para a geladeira na noite anterior.
Dicas para deixar sua vida mais organizada
Aqui em casa optamos por fazer compras no açougue mensalmente. Assim que chego em casa já limpo, corto as carnes e separo em pequenas porções pensando em cada refeição, coloco em saquinhos e identifico com fita crepe: o tipo da carne, quantidade e o destino dela. Ex: Peito de frango – 4 unidades – desfiado. Desse modo, você só descongela o que irá consumir.
Compras no mercado e feira fazemos semanalmente. E para deixar tudo mais prático para a semana, aproveito para cortar os legumes, lavar e secar as verduras e guarda-lás em um refratário para ser consumida durante a semana.
Para congelar os legumes crus ou mandioca, eu prefiro colocar num pote e adicionar água. Essa é dica de vó que acompanha a gente na vida, sabe?!
Aproveito para indicar três canais do Youtube com dicas práticas para quem está fazendo as próprias marmitinhas e procura por dicas saudáveis, fáceis e viáveis para variar as opções das semanas.
Cozinha Bach
Espero muito que tenha gostado. Não esquece de deixar a sua opinião e partilhar com a gente como você faz para organizar sua semana, ou aquela dica de vó que te acompanha também. Até a próxima.
Adorei as dicas foram super úteis. A sugestão de saber as comidas da estação e cuscuzeira para cozimento à vapor foi d+!
Ah, que bacana!!! Agradeço seu comentário Luciana. ^^
Vlw penas dicas, são ótimas
Olá Diego, que bom que gostou! Agradeço seu comentário 😉
Obrigada. Sempre faço as marmitas para todos aqui de casa. Sempre pesquiso o que possa facilitar minha vida e economizar tempo. Adorei a dica do açouge 1 vez por mês.