Posso começar o post fazendo uma pergunta para você? Em quais momentos do dia você é mais criativo? A minha resposta seria, nos momentos em que eu estou de bobeira, ou fazendo atividades que não exijam muito esforço do meu cérebro, por exemplo, durante o banho, enquanto navego sem compromisso na internet, costurando alguma coisa ou simplesmente jogando conversa fora.
Li uma reportagem da revista VOCÊ/SA sobre criatividade, contando descobertas do neurocientista e pesquisador da Universidade de Nova York, Andrew Smart. Lá ele nos conta que o ócio estimula o cérebro a ser mais criativo e inovador e que para ter uma vida mais equilibrada e feliz, é necessário diminuir a carga de trabalho e incluir momentos de ócio em nossa rotina.
Isso é explicado porque algumas regiões do cérebro têm mais atividade quando estão em repouso. A energia consumida pelo cérebro muda pouco de acordo com as tarefas que executamos, por isso, tanto faz se você está resolvendo uma equação ou descansando. A variação da energia cerebral é de 5%. E isso prova que o cérebro não desliga quando descansamos, pelo contrário. Há conexões que só são possíveis no repouso, cruciais para a saúde mental.
O resultado é que, ao repousar, a atividade cerebral proporciona insights inesperados, nos tornando mais criativos estimulando as pessoas a questionar e conhecer a si mesmas. Em outras palavras, se você quiser ser mais criativo, pare e relaxe. Um ótimo começo de semana!
Confira a reportagem na íntegra aqui: http://goo.gl/EnrvzO
Adorei o texto indicado, obrigada!
🙂
Nosso subconsciente está cheio de ótimas idéias prontas para entrar em ação. Porém, não temos consciencia dessas ideias.
Quando relaxamos, abrimos uma porta para essas ideias pularem para o consciente.