foi adicionado ao seu carrinho.

Como ter produtividade em trabalhos sem rotina

Por 6 de fevereiro de 2020Organizando tudo!

Por mais que uns amem as rotinas, outros não conseguem segui-las, seja por conta da diversidade de atividades no trabalho, ou por simplesmente não gostarem da ideia de ter que estar exatamente no mesmo lugar e horário fazendo a mesma coisa todos os dias.

Independente de qual for o seu caso, neste post separamos várias dicas para te ajudar a lidar com uma agenda sem muitas rotinas para ter um dia bem produtivo.

1. Crie uma estrutura em torno do trabalho sem rotina

Antes de mais nada, é importante dar pistas ao seu cérebro para ele saber que é hora de trabalhar. Elas podem ser:

    • Ter o hábito de se vestir para trabalhar, mesmo se for de casa;
    • Ouvir o mesmo tipo de música ou ruído de fundo enquanto você trabalha;
    • Definir um horário de término do expediente todos os dias.

2. Fique de olho na sua ambição

Você já ficou chateado por não conseguir riscar tudo da sua lista de tarefas? Muitas vezes chegava em casa e terminava de fazer o que ainda estava pendente só pra ter aquela sensação de dever cumprido. Passei a me policiar pois isso estava minando a minha energia e me sentia bem chateada por não ter conseguido fazer tudo que gostaria.Agora procuro não encher a minha lista de tarefas com mil coisas. Pra saber mais ou menos o que conseguirei fazer no dia, eu faço um planejamento com janelas de horas, assim, sei que se demorei pra finalizar uma atividade, ou eu tento fazer as próximas mais rápido, ou passo alguma tarefa menos importante para o dia seguinte.

3. Adapte sua rotina ao seu ritmo

Todos nós temos diferentes níveis de energia, preferências, relógios corporais, condicionamento físico, talentos e interesses. Os maiores resultados de uma rotina diária aparecem quando sua lista de tarefas se adapta a seu próprio ritmo.

4. Aceite alguns hábitos ou rotinas que não são para você

Para muitos, acordar às 5h da manhã é sinônimo de produtividade. Mas nem todas as pessoas conseguem manter essa rotina, pois muitas delas são mais produtivas e criativas à noite. Então aproveite o benefício de poder criar sua própria rotina e definir seus horários, e crie  a rotina ideal para você, baseando-se na horas em que você sente mais disposição e foco.

5. Uns minutinhos só pra você

Precisamos de espaço em branco em nossas vidas diárias, tanto quanto precisamos em nossos projetos, porque se nossas vidas estiverem lotadas e lotadas demais, não conseguiremos nos concentrar bem em nada. Além disso, trabalhar de forma frenética reduz nossa capacidade de pensar de forma criativa. Sempre reserve um espaço no planejamento da sua semana e inclua um hobbie, um momento relax e de forma alguma sinta que isso é perda de tempo. Suas baterias internas te agradecerão por isso!

Quer receber os posts da A.Craft no seu email?

Autor Liana Uehara

Mais posts por Liana Uehara

Deixe uma resposta