Um dos horários em que mais gosto de trabalhar é no período da manhã. Sinto que sou muito mais produtiva e a criatividade parece que flui bem mais à luz do dia. Mas apesar disso, tem manhãs em que eu já chego no escritório cansada. Faço algumas tarefas, e quando me dou conta já é hora de almoçar. Ou seja, já passou metade do dia e sinto como se ainda não tivesse feito nada.
Bate até uma tristeza quando isso acontece. Dá a impressão de que você ficou cansada o dia inteiro correndo pra dar conta de tudo. Mas esses dias vi um vídeo no Youtube sobre como ter a produtividade no nível A, era uma entrevista do Henrique Carvalho com o Geronimo Theml. Esses 8 minutos abriram muito a minha cabeça. Se você quiser assistir, é só conferir aqui.
No vídeo o Geronimo Theml compartilha 3 dicas. Duas delas eu já pratico há algum tempo. Mas uma que fez toda a diferença foi “planeje hoje o seu dia de amanhã”. Parece uma coisa muito simples, e talvez até um pouco óbvia. Mas ao colocar isso em prática, a sua produtividade, energia e foco darão um salto bem grande. No final do dia a felicidade e satisfação por ter conseguido dar um check em todas as atividades do dia não tem preço.
Como ter um manhã super produtiva: 5 dicas práticas para aplicar já
Fiz uma lista de cinco coisas que você pode fazer para planejar e se preparar para o dia seguinte:
1. Separe a roupa do dia seguinte.
Dê uma olhadinha na previsão do tempo para checar qual roupa e acessórios escolher. Pelo menos aqui em São Paulo o clima é imprevisível. É possível até fazer as 4 estações do ano em um dia só, então prepare-se.
2. Se precisar sair prepare a bolsa e itens que vai usar no dia seguinte.
Tenho o costume de trocar a bolsa, dependendo do lugar onde vou. E com isso várias vezes esqueci chave, carteira, celular carregador, dinheiro, tudo naquele bolsinho lá no fundo da outra bolsa. E isso é muito frustrante. Isso geralmente acontece quando saio de casa na correria ou quando não durmo direito e fico com sono pela manhã. Pra evitar isso, fiz tipo um check list, onde vejo se coloquei tudo que preciso na noite anterior pra não passar nenhum perrengue.
3. Faça a lista de tarefas que vai fazer no dia seguinte.
Essa aqui é a dica principal dessa lista e a que fez a maior diferença nas minhas manhãs. Quando você se planeja no dia anterior, você já acorda focado nas coisas que precisa fazer e não fica inventando mil e uma coisas desnecessárias para fazer o seu cérebro pensar que você está sendo produtivo.
4. Abasteça o carro no final do dia.
Como eu sei que a manhã é o horário que reservo pra tomar decisões ou fazer tarefas que vão exigir mais concentração ou criatividade, procuro deixar tudo no jeito pra chegar rapidinho ao escritório. Abasteço o carro, calibro os pneus, checo o óleo e a água.
5. Baixe podcasts ou vídeos para ouvir ou ver no caminho do trabalho.
Adoro ouvir podcasts sobre empreendedorismo, motivação e produtividade no caminho do trabalho. Mas você também pode aproveitar para ouvir audiobooks, notícias, alguma aula em áudio, enfim. Se o tempo perdido no trânsito é inevitável, essa é uma ótima forma para torná-lo um pouco mais suportável.
Espero muito que você tenha gostado das dicas! Me conte aqui em baixo nos comentários o que você achou.
Até a próxima!
Que delícia de ler o seu post, dicas valiosas, vou por em prática. Aliás, amei o novo lançamento do planner não datado com adesivos, pois vou ser sincera, não me adaptei ao estilo bujo e utilizar ps cadernos avulsos. À equipe está de parabéns pela criatividade em pensar nas pessoas que como eu ama o simples. Abraços e sou fã dos produtos A.Craft