Quando entramos no mundo dos planners, tudo parece maravilhoso, queremos testar todos os métodos e tipos de planner possíveis, comprar todos os stickers, inserts, tudo o que nos ajude a deixar nosso planejador lindo, como naqueles intermináveis boards do Pinterest.
Tudo isso é muito legal. A gente quer tanto que nosso planner fique perfeitinho, com a decoração mais linda, com as washi tapes mais coloridas, com todos os acessórios e adereços porque só assim vai dar certo o seu uso.
Planner peace: você sabe o que é isso?
Mas existe um perigo, por assim dizer: acabamos acumulando coisas demais. Adquirimos diversos tipos de planner, um monte de material e usar tudo isso acaba sendo um tormento, em vez de uma diversão.
Só que não precisa – e nem deve! – ser assim. Usar o planner precisa ser algo positivo, que traga resultados para a sua vida, e principalmente, um momento de diversão. Isso é o planner peace: quando você encontra o arranjo ideal e passa a aproveitar o momento de atualizar e escrever no seu amado planner.
Usar um planejador pode, sim, ser uma terapia! Neste post vamos te dar algumas dicas de como aproveitar este momento e curtir cada minuto preenchendo todos os espacinhos do seu planner predileto.
É só papel
Bom, talvez este item vá chocá-la um pouquinho, mas é a mais pura verdade. Por mais que sejam materiais lindos, delicados, únicos, são apenas papel (e plástico, acrílico, qualquer que seja o material do seu planner e dos acessórios). Pense nisso quando ficar com pena de usar – o que é muito comum! Tanto seu planejador quanto tudo o que você comprou para decorá-lo estão ali para te ajudar a organizar melhor seu tempo e compromissos. E além disso servem como um registro do que você quiser: seus hábitos, os bons momentos do seu dia, tudo aquilo que você gostaria de lembrar. Se você não usar tudo o que tem agora, quando o fará? Decorar seu planner é diversão! Pense nisso e comece a usar tudo o que você já tem. Aliás, isto nos leva ao nosso próximo item.
Comece de onde está. Use o que já tem!
Sei disso por experiência própria: quando começamos a usar um planner, nosso impulso é comprar tudo o que aparece pela frente, afinal, tudo vai ficar tão lindo nas páginas dos nossos planejadores! Por outro lado, quem não pode comprar tudo o que aparece em blogs, sites e no Pinterest pode se sentir excluída, como se precisasse deste ou daquele material para começar.
Calma! Compre o material que você pode e comece a usá-lo. Vá testando métodos de organização. Pesquise bastante sobre o tipo de planner que mais irá atender às suas necessidades e se jogue! Aos poucos, conforme você for se conhecendo melhor e se familiarizando com o método de organização que melhor funciona para você, vá comprando outros itens para incrementar seu planner. O importante é efetivamente usar o que você já tem. E lembre-se, sempre é possível trocar materiais, reaproveitar itens, sem ter que gastar um dinheirão. Existem grupos em redes sociais justamente com essa finalidade. No final, todo mundo economiza e você ainda faz amigos!
Ser imperfeito é legal
Não tenha medo de errar: podemos levar algum tempo até descobrir que tipo de planner melhor funciona para nós. Por isso, pesquise bastante antes de comprar o que mais combina com você. E, se em último caso, não der certo, comece de novo! Repasse o que você tem para outra pessoa ou dê um novo uso àquele planner e tente um novo método.
Outra coisa importante é que o planner deve ser funcional para você. Não para exibir na internet. Por isso, tudo bem se a letra não for perfeitinha, se você errar, se colar um adesivo no lugar errado. Faz parte da vida e da prática de qualquer coisa errar. No final, ninguém vai ter um planner como o seu. Os erros e os acertos fazem parte dele e é o que vai contar a sua história e fazer dele um objeto único!
Separe um tempo para preencher seu planner
O momento de atualizar seu planejador deve ser algo só seu. Não precisam ser horas: se tiver dez minutos por dia, já é um bom começo! Deixe tudo o que vai precisar para trabalhar nele. Os acessórios da ACraft são perfeitos para isso. Permitem que você tenha tudo à mão e possa carregar por aí!. Pare, se desligue de tudo e escreva. Cole os adesivos, prenda papéis com washi tape. Guarde tudo o que for importante para você nas páginas do seu planejador. Veja o que conseguiu fazer, organize os próximos dias e perceba o quanto já realizou. Ou se for um dia em que nada deu certo – acontece! – respira, começa tudo de novo e organize suas tarefas para o dia seguinte).
O planner é uma ferramenta para ajudar você a ter uma vida melhor e mais organizada, e no fim, acaba sendo uma ferramenta também de autoconhecimento: saber o que funciona ou não no seu dia-a-dia, quais tarefas adia, o que consegue fazer diz mais sobre você do que pode imaginar. Dez minutos de concentração total são mais eficientes do que uma hora de distração, olhando o celular toda hora, pensando que tudo tem que sair perfeitinho.
Com o tempo, você irá perceber que o tempo que reserva para preencher seu planner trará clareza mental e mais qualidade de vida! O segredo é não deixar o medo da imperfeição, o excesso de materiais ou a falta deles separar você de usar uma ferramenta tão útil quanto um planner.
Créditos da imagens: Awn! Cute Things
Amei ler esse texto!
Objetivo e claro, denota que planejar é uma questão de saúde mental!
Muito bom! ?
Eu encontrei minha planner peace no planner da Acraft! Já tive um encadernado, tentei um argolado, mas não tem jeito, são os de elástico que me encantam e que trazem a funcionalidade de poder carregar facilmente, além se serem bem mais customizáveis, pois posso prender váaaarios cadernos! #acraftlover!! hahah !
Q perfeição de texto,mais pessoas precisava ler isso,por isso agradeço a Deus por ter conhecido esse mundo dos planners aqui?Onde me libertei de uma depressão um desanimo de vida quando aqui descobri portas p tirar tudo que tinha dentro de mim e por p fora ,ou seja por nos meus amados caderninhos que diariamente transfiro p eles tudo que sai da minha mente e do meu coração ?#gratidão
Uso um A.Craft desde o ano passado, e tenho deixado ele de lado por falta de coisinhas para deixá-lo mais com minha cara. Mas, após ler seu testo vi que se eu me dedicar com o que tenho vai dar muito certo!
Bjus
Muitas precisam ler esse texto, leio tantas lamentações por causa de borrão, letra feia, não esta colorido e etc… Chega dá desânimo de buscar inspirações em certas páginas, esse texto é de utilidade pública e deve ser perpetuado no mundo dos planner/bullet.
Conforme mencionado no texto, é pra ser uma ferramenta de otimização e organização, porém hoje parece mais uma competição ou uma meta de perfeccionismo extremo, sei que às vezes não é por mal, mas ta na hora de semear mais o Planner Peace tantos nas redes sociais como em nosso dia-a-dia.