Olá, tudo bem? No meu ultimo post eu conversei com vocês sobre os hábitos e como você pode implementar hábitos de forma mais fácil na sua vida.
Mas depois fiquei pensando e achei que deixei de falar sobre algo muito importante na hora de criar hábitos: nossa rotina. Quando temos uma rotina definida, a vida fica mais fácil além de podermos encaixar os novos hábitos de forma mais natural e simples também.
Por que criar novas rotinas
Sabe o seu e-mail que vive lotado? Ou a sua casa que nunca está organizada e limpa do jeito que você quer? Ou então quem sabe aquele seu hobby que você não faz por “nunca ter tempo”? Pois é… As rotinas podem solucionar esses problemas todos!
Vale lembrar que implementar uma nova rotina também pode ser considerado um hábito, então você pode seguir o meu último texto para ter mais sucesso na implementação e lembre-se: determinação é o ponto chave nesse momento!
Além do mais, sugiro que você não tente mudar toda a sua vida de uma vez só. Nós já conversamos que isso não funciona e só vai te trazer frustrações. Se você está com problemas em todas as áreas (organização da casa, falta de tempo e organização profissional), escolha uma e comece por ela. Assim que a rotina já estiver “fácil”, inicie outra. Para facilitar ainda mais a vida de vocês eu vou falar sobre uma rotina por semana.
Hoje vamos falar sobre a rotina para organização da casa e nas próximas semanas da organização para o trabalho e em seguida sobre como arrumar tempo para o seu hobby (e se você não tiver um, não se preocupe, vamos te ajudar a encontrar um também!).
Rotina para organização da casa
Se você está sofrendo com a organização da casa, eu indico o método flylady. É um sistema americano que você pode aprender mais aqui (em inglês) ou visitar esse site em português que é bem legal ou até mesmo ir para a página do Facebook (em português).
O sistema é simples e vai te dar uma série de ações que você tem que seguir todos os dias para se tornar uma flylady. Ele funciona bem para quem é dona de casa em tempo integral, mas com adaptações vai funcionar bem legal para todas nós.
A primeira ação de todos os dias é se vestir. Inclusive os sapatos. Isso a maioria das mulheres já faz, já que vai trabalhar fora. Mas se você assim como eu trabalha home office, saiba que se vestir faz uma tremenda diferença no seu dia. Então comece assim, vista-se!
A segunda ação é arrumar a cama. Pode parecer besteira e eu sei que muita gente pula essa etapa. Mas existem alguns textos por aí sobre o benefício de arrumar a cama todos os dias.
No primeiro dia, após isso você já está livre para fazer o que quiser. Sendo que a noite tem mais uma ação: você não pode ir dormir enquanto sua pia não estiver brilhando.
Eu sei, você fez a janta e está bem cansada e querendo ir para cama e está bem tentada a largar a pia do jeito que ela está, não é? Mas vamos lá, você está buscando uma mudança em sua vida, então simplesmente lave a louça e limpe a pia!
Como eu sei que vocês adoram fotos do bullet journal, segue uma foto de como você pode colocar tudo isso no seu bullet journal!
O Método flylady também conta com uma rotina de limpeza de cômodo por cômodo. Minha casa segue o estilo mais minimalista e quase não tenho móveis nem tapetes espalhados. Por isso toda essa rotina por cômodos não faz sentido nenhum para mim então não tem ela no meu bullet journal. Mas você pode encontrar boas referências nos sites que eu já indiquei acima! 🙂
No segundo dia você deverá fazer, além das tarefas do primeiro dia, separar a roupa do dia seguinte e colocar as roupas sujas no cesto.
Já no terceiro dia as rotinas estão mais completas. Além do que você já fez no primeiro e no segundo dia, você também deverá fazer o tal “Declutter” que seria um destralhamento da casa.
O que eu faço na verdade é pegar uma sacola e sair andando pela casa. Eu tiro todo o lixo e depois faço a “dança dos cômodos”. Vou entrando e saindo dos cômodos e colocando tudo em ordem durante 15 minutos. Eu normalmente não saio de um cômodo de mãos vazias.
Então por exemplo, se tem algo na sala que deveria estar no quarto, eu saio com aquele item da sala e vou até o quarto. Já aproveito que estou no quarto e olho o que tem por lá que é de outro cômodo. Faço isso até terminar de colocar tudo em ordem ou até acabar meus 15 minutos.
Quando eu faço isso direitinho todos os dias em uns 5 minutos já está tudo organizado e eu vou para a próxima ação. Depois disso, você deve seguir essas rotinas durante 21 dias antes de partir para o próximo passo!
Passo 2 – Rotinas da manhã, da noite e semanais
Depois dos 21 dias que você já está acostumada a manter a pia limpa, a cama arrumada e a casa longe de bagunças, está na hora de você criar a sua própria rotina da manhã e da noite.
Eu estou colocando uma foto da minha, mas você deve colocar o que faz sentido para você. Nesses 21 dias você já vai ter percebido que você começou a fazer algumas coisas todos os dias além do que estava na lista ou perceber a necessidade de fazer outras coisas. São essas coisas que devem ir para a sua rotina da manhã e da noite.
Já a rotina da semana eu faço dia a dia de acordo com o tempo que normalmente eu tenho livre naquele dia da semana e com como eu me adapto melhor. Eu não costumo deixar nada programado para o domingo, mas a rotina diária é feita do mesmo jeito.
Caso eu não tenha conseguido fazer alguma tarefa do meio da semana eu aproveito o domingo para fazê-la.
E o resto das coisas, onde ficam na rotina de organização da casa?
Existem algumas coisas que têm que ser feitas para manter uma casa em funcionamento: como por exemplo limpar as janelas, limpar os vidros, arrastar os móveis para limpar, arrumar armários e guarda roupas. Eu faço isso de acordo com a necessidade.
Como eu contei para vocês, minha casa é bem minimalista. Tenho realmente só o que preciso e o que me faz bem. E isso inclui a minha alimentação. Evito o máximo possível jogar comida fora, então as coisas costumam se manter organizadas e limpas por aqui.
No dia que vou passar o aspirador de pó na casa eu aproveito para dar uma olhada embaixo ou atrás dos móveis e decido na hora se vou arrastá-los ou não. Sem neura. O intuito dessa organização não é nos deixar presas às listas mas facilitar a nossa vida.
Quando conseguimos realmente transformar essas listas em rotina, fazemos tudo de forma automática. Assim, nossa casa sempre fica limpa e organizada.
Além disso é importante que você peça para que os outros moradores da casa também te ajudem com a lista de tarefas! Se você não mora sozinha não é justo fazer tudo sozinha, não é mesmo?
Espero que essa rotina de organização da casa te ajude a manter sua casa funcionando melhor e te dê algumas ideias de como colocar tudo isso no seu bullet journal! Qualquer dúvida é só deixar um comentário!
Obs: eu ainda estou treinando meu handlettering, então não fiquem reparando muito! De qualquer forma essa vai ser um jeito legal de vocês acompanharem minha evolução! 😉