Muitas pessoas me perguntam como eu comecei a costurar! Você pode não acreditar, mas foi muito sem querer! Minha mãe adora bater pé na rua, como ela não dirige, vai à todos os compromissos à pé. Ela sempre passava na frente de um atelier de patchwork e forração de caixa e ficava namorando os projetos expostos na vitrine. Eu sempre achei que costura não era para mim, pois eu sou meio estabanada para algumas coisas, e portanto, nem sonhava em aprender a costurar. Durante as férias da faculdade, quando eu ainda não estava trabalhando, minha mãe me convenceu a fazer o curso de forração de caixas! Adorei o curso, o ambiente era muito aconchegante, as professoras muito receptivas e pacientes, tinha até chazinho da tarde para agente papear um pouquinho! Conversa vai, conversa vem, e no fim das contas, a professora de patchwork me convenceu a fazer o curso de patchwork.
Na primeira aula comprei a placa de corte e o cortador circular. Dá pra fazer sem eles, mas vendo as alunas trabalhando, vi como essas ferramentas eram práticas! Depois ela me pediu para escolher 4 tecidos para fazer a composição da minha colcha. Essa na verdade foi a etapa mais difícil. A variedade de tecidos era tanta, que era dificílimo de escolher. Ela viu que eu estava tendo dificuldade e logo foi me ajudar, 20 minutos (sim, demorei muito!) depois escolhi minhas estampas!
Mas o que eu estava ansiosa mesmo era para pisar no pedal da máquina, e para a minha surpresa, A-D-O-R-E-I a experiência! Foi amor à primeira costura! Desde então não largo mais da minha máquina de costura. Olha, não vou dizer que aprender a costurar foi fácil, já quebrei trocentas agulhas (minha professora que o diga, né Fernanda?), tive que desfazer e refazer diversas costuras, porque nem sempre o acabamento sai como gostaríamos. Mas com um pouco de persistência, rapidinho agente vai peganho o jeito da coisa e as coisas evoluem bem. Acho que o curso valeu muuuito a pena!
Para quem mora em São Paulo e quiser entrar em contato com o atelier que frequentei, o “Canto que Encanta”, Elas inclusive vendem tecidos importados lindos! Dá uma olhadinha lá, você vai entender porque eu demorei 20 minutos para escolher as 4 estampas.
Beijos!
Liana
Oi Liana! Descobri teu blog no fim de semana e estou encantada!
Quero MUITO aprender a costurar, por enquanto só me arrisco nos bordados hehe
Tenho um PAP de lembrancinha de Natal super fofa que eu faço e vendo. Posso te enviar as fotos?
beijos!
Olá Renata!
Fiquei super feliz com o seu comentário! Muito obrigada pelo seu carinho!
Eu adoraria publicar o seu passo a passo! Toda dica é bem vinda aqui!
Um grande abraço!
Liana
Adorei o post e como estou começando gostaria de uma dica de cursos no Rio de Janeiro. Obgda bjs
Olá Cláudia!
Que ótima notícia, mais uma aprendiz de costureira para família!
Não sei se você quer costurar por hobby ou por profissão, mas de qualquer modo, sei que o SENAI dá diversos cursos de costura (costura em máquina reta, costura para tecido plano, modelagem de malha e lycra, modelagem e encaixe no sistema audaces, modelagem feminina para tecido plano) na unidade de Petrópolis. Para informações de matrícula e agenda do curso, é só entrar neste link: http://www.cursosenairio.com.br
Espero ter ajudado!
Um grande abraço!
Liana
Lendo todo o seu blog e vendo os posts maravilhosos. Mas sério trabalhei numa loja de tecidos para patchwork, 20 pra escolher 4 tecidos não é naaaaaaaaada! hahahahahahaha
Pior era pra euzinha né, que deixava meu salário todo lá! hahahahah
Um dia eu volto a costurar..
Ah e você é uma fofa!!
Beijos!!
Olá Sammy!
Muito obrigada pelo “fofa”! =)
Esses tecidos dão um prejuízo que não é brinquedo não! hahah!
Eu tenho um armário cheinho de tecidos, uma mais lindo que o outro, mas não sei oque acontece, que nunca é o suficiente. Eu sempre consigo achar mais um espaço para caber mais alguns retalhos, é um vício!! rs!
Adorei seu comentário!
Um abraço!
Liana
OI Liana, gostei muito do teu blog! Diferente de ti, a costura sempre fez parte da minha vida: minha avó costurava, meu avô era alfaiate, minha mãe costura e pretendo também ensinar minha filha a costurar.Transformar um pedaço de tecido em um peça de roupa ou de decoração é uma arte!Não só nos dá prazer, como orgulho.
Com tanta tecnologia ao nosso redor, qdo as mãos e as mentes só se ocupam em digitações frenéticas no Iphones e tablets, pensei que a costura seria aos poucos esquecida, mas felizmente esta mesma tecnologia está aproximando pessoas que são apaixonadas por esta arte.
Abraço
Olá Isabel!
Eu concordo plenamente com você e fico feliz que apesar da tecnologia acabar desviando um pouco o modo de nos relacionar, acabou facilitando o encontro de pessoas com mesmos interesses e de quebra ainda podemos compartilhar conhecimentos dicas com pessoas que nem conhecemos, mas que tem gostos muito parecidos.
Eu amo costurar! Atualmente não estou costurando muito devido à falta de tempo, para variar, mas não tem problema, meus paninhos e a minha máquina de costura são muito pacientes comigo! rs!
Um abraço Isabel! Muito obrigada pelo seu comentário e carinho!
quero saber se tem este curso aqui no Rio de Janeiro, pois gostaria de faze lo, adoro patchwork.bj