Por mais livros, artigos e dicas sobre produtividade que a gente leia na internet, não é todo dia que acordamos mega produtivos e inspirados pra fazer acontecer. Mas ontem vi uma postagem muito interessante no instagram da @redepivo que me fez refletir bastante sobre ser produtivo 100% do tempo e de certo modo, isso tirou o peso da cobrança das minhas costas.
“Como Não adianta forçar a barra. ? Todas etapas são necessárias, tanto os momentos de maior exposição, quanto os momentos de recolhimento 🙂 Lembre-se disso nos momentos difíceis, observe e espere. Vai passar!” – @redepivo
Como criar uma lista de tarefas perfeita: 4 passos chaves!
Mas mesmo naqueles dias que estamos mais pra lá do que pra cá, é possível criar sua lista de tarefas de forma leve e objetiva, levando em consideração apenas suas prioridades e urgências.
1 – Determine 3 objetivos para o dia
Faça uma lista de deveres, não uma lista de tarefas, de 3 coisas que devem ser feitas. Seja realista sobre o que pode fazer. Limitar os objetivos acaba com a sobrecarga e mantém você focado nas prioridades do dia.
Há também um poder secreto no número 3. As 3 medalhas olímpicas, as 3 partes de uma história, o cérebro humano é ligado a pensar em 3. Quando segue o que deseja fazer, vai terminar o dia sentindo-se bem e motivado para o dia de amanhã. E se finalizar cedo o suficiente, pode pular para as tarefas do amanhã ou passar algum tempo fora para recarregar as energias, que tal?
2 – Comece com a tarefa mais difícil
Finalizar o item mais desafiador e importante na lista de afazeres primeiro, libera energia mental que do contrário teria sido desperdiçada ao se preocupar com isso o dia inteiro. Ao fazer isso, o restante do seu dia irá ficará mais leve, o que te ajudará a concluir as outras 2 prioridades da sua lista.
3 – Faça algo simples
Quando estou “travada” há muito tempo em uma tarefa e sinto que não estou saindo do lugar, ou estou procrastinando para começar uma tarefa que sei que é importante, uma coisa que faço pra não desanimar é concluir uma atividade simples como: mandar um e-mail, pedir algo a um colega, ligar para alguém ou arrumar a papelada na minha gaveta. A sensação de riscar uma tarefa da nossa lista nos dá mais motivação para finalizar outras atividades e te trará mais alívio.
4 – Começar a Planejar Cedo
As minhas manhãs costuma ser muito corridas. E uma coisa que me ajuda muito a controlar a ansiedade pela manhã e focar nas minhas tarefas, é começar o dia sabendo o que eu preciso fazer. Por isso, para ser mais produtiva procuro me planejar na noite anterior sempre que possível! Dependendo do dia levo de 10 a 15 minutos pra anotar tudo o que você precisa fazer no próximo dia, são alguns minutos que vão poupar muita energia no dia seguinte!
Veja também:
Ai eu amei demais esse post. Sério, muito obrigado por isso.
Vou começar a utilizar esse método de definir 3 coisas para o dia, as vezes eu atolo o dia de coisa mas nunca consigo concluir tudo, daí fica tudo riscado
Sobre planejar o dia na noite anterior, vou começar a tentar isso também
super beijos
Carol Justo | Justo Eu?!